Cinema

RCZ, um cupê que faz a Peugeot falar mais alto no Brasil

Motor desenvolvido em parceria com a BMW oferece alta potência com baixo consumo

A Peugeot já fez alguns ensaios no país ao oferecer esportivos, como era o 206 CC, quase uma obra de arte, e mesmo algumas versões conversíveis de seus compactos e médios. Mas desta vez, a marca francesa quer fazer bonito ao trazer para o Brasil, direto de sua fábrica na Áustria, o RCZ – um modelo com "temperamento forte, marcado por seu estilo inovador e comportamento dinâmico inspirador".

Com uma nova calibração do motor 1.6l THP com 165 CV de potência, 24,5 mkgf de torque e acoplado a uma caixa automática sequencial de seis velocidades, RCZ chega ao país a R$ 139.900,00. Trata-se de um cupê esportivo compacto (2+2 lugares), que foi transformado em realidade apenas dois anos depois de ser apresentado ao mundo como um conceito.

O desenho do RCZ oferece linhas inovadoras, como a dupla ondulação do teto e do vidro traseiro, o design das lanternas traseiras e dos dois arcos de alumínio. Uma posição de condução ideal aliada a um desenho de painel que mistura linhas fluídas e materiais nobres e tecnológicos conduzem o motorista a um ambiente esportivo e repleto de estilo.

No interior, destaque para os bancos esportivos e pela presença do relógio digital analógico no painel central, um código clássico da esportividade. Levando em conta a praticidade, o modelo oferece dois bancos traseiros que podem ser rebatidos para ampliar a capacidade volumétrica do porta-malas, que varia de 321 a 639 litros.

Motor 1.6 turbo de 165 cavalos

O RCZ apresenta um motor 1.6l Turbo High Pressure (THP) de injeção direta de gasolina, que produz 165 cv de potência e 24,5 mkgf de torque, aliado a uma caixa de câmbio automática sequencial de seis velocidades. Essa motorização foi desenvolvida em parceria com a BMW e segue a tendência mundial de downsizing: baixa cilindrada com alta potência e torque elevado em baixa rotação, combinando pequeno consumo e boa performance.

O RCZ se beneficia de um eficaz chassis desenvolvido a partir da plataforma 2 do Grupo PSA, com eixo dianteiro tipo pseudo McPherson e eixo traseiro com barra de torção. Peso controlado, aerodinâmica trabalhada, posição de dirigir e o centro de gravidade rebaixados, aerofólio móvel e rodas de 18 polegadas (há também opção de 19 polegadas vendida como acessório) garantem ao cupê uma excelente dirigibilidade, que desperta prazer na condução.

Tecnologia e segurança

O RCZ oferece equipamentos sofisticados, que auxiliam a condução e asseguram conforto e segurança ao motorista e aos passageiros. Fazem parte da lista de itens de série equipamentos como controle de tração inteligente (ASR) integrada ao ESP, freios ABS de última geração, quatro airbags, Hill Assist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xenon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital Bi-Zone, para-brisas acústico, sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBL, entre outros.

O novo cupê conta com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além de sistemas de retenção eficazes e um capô ativo com acionamento pirotécnico.

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