Com todos os convidados do lado de fora torcendo para os seus parceiros oficiais do campeonato conseguir uma boa posição de largada no grid, os treinos oficiais da primeira etapa do Brasileiro da Stock Car Pro Series, hoje (sábado, 12), às 13h45, no Autódromo de Interlagos, não lembram o da tradicional Corrida de Duplas com soma de tempos dos participantes da própria categoria porque os convidados, desta vez, não participam da classificação oficial. Mas, por outro lado, terão mais importância do que nunca porque a primeira corrida de amanhã (domingo), às 13h55, entre os pilotos oficiais, vale 30 pontos para o vencedor no campeonato e premia os 20 primeiros colocados, exatamente como ocorre numa etapa normal do campeonato. Já a segunda corrida de convidados vale apenas 12 pontos para a vitória e distribui pontos menores apenas para os 10 primeiros lugares.
Assim, neste sábado, na classificação oficial do grid de largada, os 32 pilotos oficias que irão lutar pelo título do campeonato começam a temporada praticamente do jeito que estão acostumados: com o Q3 que define na pista 15 vagas para o Q2, onde os seis mais rápidos entram para o Q1 e lutam pelos 2 pontos da pole-position e as seis melhores posições do grid.
Após a definição do grid completo, os pilotos do campeonato disputam, no domingo, às 13h55 a corrida 1, com meia hora de duração mais uma volta, enquanto os convidados, logo depois, competem na corrida 2, também de 30 minutos mais uma volta, com grid de largada invertido entre os carros dos 10 primeiros da 1ª disputa.
Para Bruno Baptista, que participará com Alan Hellmeister no Toyota Corolla do RC Team, o regulamento desta primeira etapa vai tornar as duas provas bem interessantes, principalmente no sentido de provocar ainda mais disputa entre os pilotos oficiais.
“Nesta corrida de duplas entre aspas, nós não teremos mais aquela possibilidade na primeira corrida de, após largar no pelotão intermediário ou quando ocorre um imprevisto, guardar push de mais potência e economizar pneus da troca obrigatória para a segunda prova. Assim, a ordem de largada será mais decisiva neste sábado, como também a nossa própria corrida no domingo. Acredito que não deva sobrar muito push para a corrida dos convidados que, de qualquer forma, vai deixar também um bom equilíbrio entre eles”, afirma o piloto do RC Team, que tem apoio das empresas Banco BRB, Loctite, XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, NGK do Brasil e Volt.
Nos treinos de hoje (sexta-feira, 11/02), Bruno Baptista e Alan Hellmeister ficaram com o 17º tempo, com a marca feita pelo piloto oficial do RC Team, com 1.42.006. Mesmo assim, o piloto acredita que deve lutar pelas primeiras posições do grid.
Os treinos oficiais deste sábado, às 13h45, serão transmitidos pelo SportTV3 e as duas corridas de domingo, a partir das 13h55, pela Band e pela SportTV3.
Todas as atividades de pista desta primeira etapa da Stock Car Pro Series 2022 serão transmitidas também pelos canais oficiais da categoria, além da Motorsport TV, Estadão, Zoome e Auto Vídeos.