Pacientes que dependem da Policlínica Bonsucesso estão preocupados com a interdição do prédio, que foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma obra nos fundos da unidade teria abalado a estrutura do espaço, que acabou interditado por um engenheiro da prefeitura. Os equipamentos devem ser retirados do local até domingo.
O morador da região Marcos Frizanco Junior contou ao GuarulhosWeb que foi até a Policlínica na quinta-feira (12) e foi informado pelo médico de plantão sobre a situação em que se encontrava o local. Marcos lembrou que a região é carente em unidades de atendimento médico. “Este posto de saúde funciona no mesmo local faz uns 20 anos e é o único 24 horas que temos para emergências”, explicou.
A Secretaria de Saúde informou que a Policlínica Bonsucesso será interditada a partir da próxima segunda-feira (16), porque o madeiramento do telhado sofreu abaulamento, com risco de romper. Portanto, será necessário efetuar a troca de toda essa estrutura com a construção de um novo telhado. Além disso, a unidade apresenta trincas e fissuras que, aparentemente, não comprometem a estrutura do prédio, mas que somente poderão ser mais bem avaliadas com o fechamento da unidade. Ainda não é possível afirmar se há relação com a obra vizinha. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 30 dias.
Durante o fechamento da Policlínica Bonsucesso, a população poderá procurar assistência nos serviços de pronto-atendimento 24 horas por dia do entorno, como a Policlínica Maria Dirce, a UPA São João, a Policlínica Dona Luíza e a Policlínica Alvorada. Além de cartazes afixados na unidade, nesta primeira semana pelo menos dois profissionais da unidade ficarão de plantão no local para orientar a população, além de uma ambulância que ficará em lugar próximo para eventuais remoções.