A Secretaria de Saúde de Guarulhos está intensificando as ações preventivas contra o mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus nas vias públicas e localidades que serão percorridas durante a passagem da Tocha Olímpica pela cidade, neste sábado (23). O objetivo é eliminar eventuais criadouros do vetor nos locais por onde deve passar um grande número de pessoas.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos e os hotéis do entorno também serão trabalhados, com o reforço de agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). As ações se estendem ao Paço Municipal, aos hotéis da região central da cidade, ao Bosque Maia e ruas do entorno, além de vias públicas próximas das policlínicas Paraventi e Paraíso, do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e do Hospital Geral de Guarulhos (HGG), no Parque Cecap.
No sábado, dia do desfile da Tocha Olímpica na cidade, agentes de saúde e coordenadores setorizados do Programa Municipal de Combate à Dengue ocuparão uma tenda no Bosque Maia, onde prestarão orientações ao público, distribuindo folhetos e alertando as pessoas sobre os cuidados que todos devem observar para eliminar o Aedes aegypti.
“Nossa intenção é reforçar as ações preventivas que já executamos de rotina, para diminuirmos os riscos e aumentar a segurança da população”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Cristina Magnabosco. Ela avalia que, ações preventivas e coordenadas como essa vão contribuir para o sucesso da programação.