O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Rússia subiu 11,4% em 2014, informou o Serviço de Estatísticas Federal. O resultado final confirma estimativas anteriores de que a inflação no país atingiu no ano passado o nível mais alto desde a crise financeira de 2008.
Muitas varejistas começaram a elevar os preços em dezembro, diante da queda de mais de 40% no valor do rublo frente ao dólar durante o ano passado. Isso ocorreu em meio às sanções que o país vem sofrendo de governos do Ocidente por sua participação no conflito na Ucrânia e ao declínio nos preços internacionais do petróleo, que é o principal produto de exportação russo.
Os preços dos alimentos subiram 15,4% no ano em dezembro, enquanto os preços de outros itens aumentaram 8,1%. Em 2013, os preços dos alimentos haviam subido 6,5%. O Banco da Rússia tinha como meta para 2014 uma inflação de 5,0%.
Diante da inflação extremamente alta, a economia russa deverá entrar em recessão no início deste ano, depois de o banco central elevar as taxas de juros sobre empréstimos para dar suporte ao rublo em dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.