Saúde: Aumento nos casos de covid-19 deve-se a problemas na exportação de dados

O Ministério da Saúde esclareceu há pouco, por meio de nota divulgada à imprensa, que o aumento no número de casos de covid-19 registrados de quinta (18) para sexta (19) no Brasil se deu, em parte, "a uma instabilidade na rotina de exportação dos dados relatados, principalmente, pelos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo na última quinta-feira (18)". De acordo com a nota, estes Estados, juntos, representaram um incremento de 27.436 diagnósticos novos em relação ao dia anterior.

De acordo com o boletim de atualização dos números da covid-19 no País, nas últimas 24 horas, o País registrou novo recorde diário de casos, com 54.771 contaminações confirmadas. Com esse número, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de infectados, somando 1.032.913 diagnósticos do novo coronavírus. Até então, somente os Estados Unidos tinham ultrapassado a marca de 1 milhão de casos. Hoje, os EUA têm 2.178.710 confirmações da doença, segundo dados do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Nas últimas 24 horas, o Brasil também registrou 1.206 mortes, chegando a 48.954 óbitos pela covid-19.

O Ministério da Saúde explica que existem duas formas de exportação de dados do sistema e-SUS Notifica: diretamente do aplicativo ou por meio de uma aplicação (API). Segundo a pasta, esse último método usa uma tecnologia mais leve e é indicado para grandes volumes de dados, o que é o caso de secretarias estaduais de saúde e de grande municípios. No entanto, de acordo com o ministério, alguns Estados utilizaram o aplicativo para exportação de dados, "o que não é recomendado". Essas localidades foram orientadas a usar somente a exportação via API.

A pasta ainda destaca que, com o encerramento da semana epidemiológica no sábado, 20, será possível avaliar com maior precisão a variação de casos novos nesta semana em relação à anterior.

<b>Estados</b>

De acordo com o boletim, São Paulo chegou nesta sexta-feira a 211.658 casos confirmados do novo coronavírus, com 12.232 mortes. O Rio de Janeiro tem 93.378 infectados pela doença e 8.595 mortes; e o Ceará, 89.863 confirmações e 5.460 mortes.

Posso ajudar?