Noticia-geral

Sabesp assina contrato para prestação de serviços de saneamento em Santa Isabel

A Sabesp vai assumir a prestação de serviços de saneamento da cidade de Santa Isabel a partir de 4 de janeiro de 2016. O contrato, com prazo de 30 anos, foi assinado na quarta-feira, 5, pelo governador Geraldo Alckmin e a prefeitura do município.

Durante o período do contrato, a Sabesp investirá cerca de R$ 69,5 milhões na região. Estão previstas obras com o objetivo de garantir serviços como o abastecimento, coleta e tratamento de esgoto em áreas regulares.

Em nota à imprensa a Sabesp afirma que a meta é melhorar a regularidade do abastecimento aos moradores do município, que tem mais de 50 mil habitantes. Em relação à coleta de esgoto, a cobertura deve passar de 75% para 81%, em 2018; com previsão de que a coleta chega a 95% em 2028. Atualmente, a cidade não trata o esgoto que coleta. Já em 2019, a Sabesp deve elevar esse índice para 80%.

A empresa ressalta que seus serviços contribuirão para a despoluição de rios e mananciais, como o Rio Paraíba do Sul. Os efluentes serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), viabilizada pelo município por meio de convênio com o Estado de São Paulo, no valor de R$ 17,7 milhões. As obras são executadas pelo DAEE, com previsão de conclusão para março de 2016.

Em relação ao abastecimento, a cidade vai receber obras para expansão do sistema, reservação, renovação e implantação de novas redes de distribuição, aumentando a oferta de água à população. Também serão realizados investimentos para ampliar o sistema de esgotamento sanitário nos bairros, com novas redes coletoras, interceptor/emissário e estações elevatórias de esgoto.

Tarifas

Conforme a Sabesp, a tarifa habitual será mantida durante o ano de 2016, sem impacto para a população. Somente após esse período serão realizados os ajustes para equiparação da tarifa, o que levará quatro anos para ser concluído.

A empresa lembra ainda que haverá concessão de benefício de tarifa social para famílias com menor poder aquisitivo, desde que observadas algumas condições fixadas pela Sabesp. O mesmo é aplicado para as entidades assistenciais sem fins lucrativos.

Posso ajudar?