O Santos terá duas mudanças para enfrentar a Ponte Preta, nesta quinta-feira, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 12.ª rodada do Campeonato Paulista: Gabriel entra na vaga de Robinho, que está com a seleção brasileira na Europa, e Valencia, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Audax, retorna no lugar de Lucas Otávio.
O time santista soma 29 pontos até o momento e já garantiu o primeiro lugar no Grupo D, mas não vai poupar titulares porque quer terminar a fase de classificação na liderança geral para ter vantagens nas quartas de final, semifinal e finais.
Quem tem o mesmo aproveitamento é o Corinthians, que tem 26 pontos e um jogo a menos – nesta terça-feira contra a Portuguesa, no estádio Itaquerão. E os dois rivais têm um confronto direto marcado para o dia 5 de abril, também no Itaquerão, pela 14.ª e penúltima rodada.
Gabriel vai ter contra a Ponte Preta a sua primeira oportunidade de mostrar que recuperou o seu melhor condicionamento físico e que está pronto para disputar posição no time. Com a convocação para a seleção brasileira que disputou o Sul-Americano Sub-20, no início do ano, o jovem atacante não pôde participar da pré-temporada santista e como foi reserva no Uruguai, voltou fora de forma e foi deixado em segundo plano por Enderson Moreira.
Com a queda do treinador há duas semanas, Gabriel, que foi artilheiro santista em 2014 com 21 gols, volta a ter esperança, agora com o ex-auxiliar Marcelo Fernandes no comando técnico, de se firmar como titular.
Depois que retornou da seleção brasileira sub-20, Gabriel participou de seis jogos, mas em apenas em dois começou como titular – contra Botafogo e Marília. No primeiro, a sua atuação foi discreta e diante do fraco Marília, pior time do Paulistão, marcou um dos gols na vitória por 4 a 1 e deu duas assistências.
O seu único inconveniente para o jogo desta quinta-feira vai ser atuar longe da área, pela esquerda, porque o lugar de atacante centralizado é de Ricardo Oliveira.