Cultura

Sarau no Parque Júlio Fracalanza proporciona cultura e bem-estar em meio à natureza

O Sarau no Parque Júlio Fracalanza, promovido pelo Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos, agora em sua terceira edição, tem se firmado como uma excelente opção para quem busca cultura e bem-estar em meio à natureza. Nesta quinta-feira (27) o evento bimestral proporcionou uma manhã repleta de música, poesia e arte visual, com destaque para a exposição do ensaio Fungi, do fotógrafo Rafael Vilares, realizado no próprio parque.

Com apenas 26 anos de idade, Vilares é residente de Guarulhos e um verdadeiro apaixonado por sua cidade natal. “Gosto de trabalhar com o surreal, aplicar figuras estranhas no cotidiano da cidade. A fusão entre arte e natureza criou um cenário inspirador, convidando os participantes a refletirem sobre a fantasia e a magia presentes na vida cotidiana”, explica.

De acordo com Denise Antunes, gerente do Cempics, o sarau busca conectar as pessoas por meio da cultura, da arte e da saúde mental, proporcionando um espaço de expressão e sensibilidade para todos que desejam interagir. “Nesta edição, por exemplo, tivemos a participação de usuários de dois dos oito Centros de Atenção Psicossocial existentes na cidade, e proporcionar esse espaço de expressão cultural e de sociabilização com a comunidade é de extrema importância para promover um estilo de vida saudável e reduzir as vulnerabilidades e os riscos à saúde de toda a população”.

Um dos frequentadores assíduos do parque, Marcos Oliveira descobriu o evento enquanto fazia sua caminhada diária. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade de vivenciar o ambiente maravilhoso e ultrademocrático do sarau. Para ele, o encontro ofereceu uma experiência enriquecedora em sua recuperação após um AVC recente, proporcionando aprendizado ao ouvir as pessoas e a oportunidade de cantar. Dessa forma, o sarau se firma como um espaço multifacetado, no qual cultura, saúde mental e natureza se encontram para proporcionar momentos memoráveis.

A programação do Cempics deste mês se encerra nesta sexta-feira (28) com a aula aberta de Lian Gong Tai Chi Qi Gong às 10h, ministrada pela instrutora de práticas corporais, médica e musicoterapeuta Telma de Moura Reis, e a palestra sobre saúde mental e meio ambiente, às 14h, conduzida pelo psicólogo clínico, hospitalar e hipnoterapeuta Ricardo do Carmo Dias. Para esta última basta se inscrever pelo site bit.ly/PalestraSaudeMeioAmbiente.

Foto: Divulgação/PMG

Posso ajudar?