Em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), a Secretaria de Saúde irá promover nesta quinta-feira (28) uma ação educativa para chamar atenção sobre a importância da prevenção das doenças ocasionadas por esforços repetitivos nos ambientes de trabalho. Das 9h às 13h, equipes do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador-Regional Guarulhos (Cerest) darão esclarecimentos à população numa tenda instalada no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro. Haverá ainda demonstração da ginástica terapêutica chinesa Lian Gong, cujos exercícios são simples e acessíveis para todas as idades, por pacientes do Cerest em reabilitação.
A ação acontece em parceria com os sindicatos dos Químicos de Guarulhos e região (Sindiquímicos), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ), Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (FEQUIMFAR), Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública, Sindicato dos Condutores, Sindicato dos Metalúrgicos e Força Sindical.
LER/Dort
As doenças causadas por esforço repetitivo devido a má postura, estresse ou trabalho excessivo são chamadas de LER/Dort. Elas são responsáveis pela alteração nas estruturas osteomusculares (tendões, articulações, músculos e nervos) e englobam cerca de 30 doenças como a tendinite, tenossinovite e a bursite.
A prevenção ainda é a melhor forma de combate a este tipo de patologia, sendo fundamental a adoção de posturas e ritmos de trabalho adequados, modificações no ambiente e na organização do trabalho.
Atualmente as LER/DORT são consideradas problemas de saúde pública por afastarem do serviço trabalhadores jovens que estão no auge de sua capacidade produtiva e acarretarem ônus aos cofres públicos. De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, entre as principais doenças responsáveis por afastamentos do trabalho em 2010, estão: 30.147 casos de transtornos das sinóvias (membranas que secretam líquido para lubrificar as articulações) e dos tendões, e outros 158.419 casos de dorsopatias (dor nas costas).