Cidades

SAÚDE – Ação promove prevenção das LER/Dort nesta quinta-feira no Centro

Equipe do Cerest irá esclarecer população sobre doenças ocasionadas por esforços repetitivos nos ambientes de trabalho, das 9h às 13h, no calçadão da Dom Pedro II

Em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), a Secretaria de Saúde irá promover nesta quinta-feira (28) uma ação educativa para chamar atenção sobre a importância da prevenção das doenças ocasionadas por esforços repetitivos nos ambientes de trabalho. Das 9h às 13h, equipes do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador-Regional Guarulhos (Cerest) darão esclarecimentos à população numa tenda instalada no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro. Haverá ainda demonstração da ginástica terapêutica chinesa Lian Gong, cujos exercícios são simples e acessíveis para todas as idades, por pacientes do Cerest em reabilitação.

A ação acontece em parceria com os sindicatos dos Químicos de Guarulhos e região (Sindiquímicos), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ), Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (FEQUIMFAR), Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública, Sindicato dos Condutores, Sindicato dos Metalúrgicos e Força Sindical.

LER/Dort

As doenças causadas por esforço repetitivo devido a má postura, estresse ou trabalho excessivo são chamadas de LER/Dort. Elas são responsáveis pela alteração nas estruturas osteomusculares (tendões, articulações, músculos e nervos) e englobam cerca de 30 doenças como a tendinite, tenossinovite e a bursite.

A prevenção ainda é a melhor forma de combate a este tipo de patologia, sendo fundamental a adoção de posturas e ritmos de trabalho adequados, modificações no ambiente e na organização do trabalho.

Atualmente as LER/DORT são consideradas problemas de saúde pública por afastarem do serviço trabalhadores jovens que estão no auge de sua capacidade produtiva e acarretarem ônus aos cofres públicos. De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, entre as principais doenças responsáveis por afastamentos do trabalho em 2010, estão: 30.147 casos de transtornos das sinóvias (membranas que secretam líquido para lubrificar as articulações) e dos tendões, e outros 158.419 casos de dorsopatias (dor nas costas).

 

 

Posso ajudar?