Saúde

Saúde concluiu sindicância sobre mortes do HMC Mas não divulga relatório

MPE também investiga hospital, que permanece interditado após a morte de 14 crianças em maio

A Secretaria Municipal de Saúde informou, na tarde desta terça-feira, que a sindicância instaurada para apurar as causas das mortes das crianças ocorridas no Hospital Municipal da Criança (HMC) foi concluída e o relatório com as conclusões finais sobre as 14 mortes ocorridas no local foi encaminhado para a diretora do Hospital fazer suas considerações finais, antes que haja qualquer divulgação. No entanto, a Pasta não tem previsão de quando irá acontecer a divulgação do relatório.

A sindicância foi instaurada após 14 crianças morrerem, entre abril e maio deste ano, sendo 12 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Na ocasião as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do Estado interditaram a UTI após constatar diversas irregularidades. Quando aconteceu a interdição havia quatro crianças no local que deveriam ter sido transferidas. A UTI está interditada desde o dia 31 de maio e as falhas na do HMC estão sendo investigadas também pelo Ministério Público Estadual.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Derman, afirmou à época que a UTI ficaria fechada por 10 dias para a reforma de adequação exigida pela Secretaria de Estado da Saúde, prazo este, totalmente excedido.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde o local continuará interditado enquanto os documentos exigidos à Pasta municipal não forem entregues e o acerto de uma data para vistoria da Vigilância Sanitária do Estado não for agendada.

Posso ajudar?