Início » Saúde promove capacitação sobre Mal de Parkinson
Saúde

Saúde promove capacitação sobre Mal de Parkinson

O Centro de Referência à Saúde do Idoso de Guarulhos (Ceresi) promoverá na próxima terça-feira, dia 3 de junho, das 8h30 às 12 horas, um encontro para capacitação de profissionais que prestam atendimento ao idoso
Com painéis específicos sobre o amparo e tratamento aos portadores do Mal de Parkinson (doença do cérebro que provoca tremores e falta de coordenação), o Centro de Referência à Saúde do Idoso de Guarulhos (Ceresi) promoverá na próxima terça-feira, dia 3 de junho, das 8h30 às 12 horas, um encontro temático voltado à capacitação de profissionais que prestam atendimento ao idoso. A atividade é voltada para servidores públicos das secretarias de Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso.
 
As apresentações, breves e pontuais, versarão sobre “Abordagem Geriátrica na Doença de Parkinson” (sintomas, evolução da doença e tratamentos) com o médico geriatra Márcio Tomita da Rocha Lima; “Aspectos Psicológicos da Doença de Parkinson” (fatores emocionais do portador, do cuidador e da família) com a psicóloga Alice Ayako Hori; e “O Papel das Redes de Apoio Social”, com a assistente social Regislaine Leôncio Pereira.
 
A fonoaudióloga Kátia Cristina Gimenez vai abordar “Fonoaudiologia e a Doença de Parkinson”; a nutricionista Flávia Gonçalves de Araújo falará sobre “Cuidados nutricionais para o paciente com Parkinson”; e a fisioterapeuta Natália Sperandio Cavaco, sobre “A fisioterapia na doença de Parkinson”.
 
Outros dois temas completam a programação: “Trabalhando as AVD’s em pacientes com Parkinson”, com a terapeuta ocupacional Carla Salvatore Sá; e “A importância do exercício físico para os idosos com Parkinson”, com o educador físico Gilberto de Almeida.
 
O órgão oferece 50 vagas: 10 para cada uma das quatro regiões de saúde e outras 10 que serão distribuídas para profissionais do Conselho Municipal do Idoso e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Os interessados devem procurar um técnico de referência de sua região de saúde ou entrar em contato com Ceresi, por meio do endereço eletrônico ( [email protected] ) ou ainda pelo telefone 2472-5487, das 7 às 17 horas.