Nesta quinta-feira (9) a Secretária de Saúde de Guarulhos confirmou 2.936 casos de dengue na cidade. Os bairros mais afetados são Ponte Alta, Jardim Santa Paula, Jardim Marinópolis e Vila Nova Bonsucesso.
Segundo a Secretaria nenhum caso de óbito em decorrência da doença foi registrado na cidade. A cidade já decretou estado de atenção e conta com 300 funcionários da Proguaru, IPREF e SAAe auxiliando cerca de mil agentes de saúde que orientam e fazem visitas nas casas da cidade.
No Dia Mundial de Saúde (7) ocorreu uma caminha contra a dengue na cidade, além de pedágios de orientação pelas ruas do centro, carros de som e distribuição de informativos.
Secretaria de Saúde informou que continua desenvolvendo ações durante todo o ano com visitas a domicílios, bloqueio de criadouros e com intervenção em pontos estratégicos, além de levar informações às comunidades através de panfletos, mídia eletrônica, mensagens de texto e de voz, com vários tipos de orientação. Sem o trabalho preventivo realizado durante o ano todo os números do município seriam maiores.
Dez ações domésticas úteis
1-Mantenha bem fechados todos os recipientes de armazenamento de água.
2-Evite ter bromélias em casa ou outras plantas que acumulem água;
3-Evite acumular tampinhas de garrafa, cascas de ovo, latinhas, saquinhos plásticos em geral, embalagens de plástico ou vidro ou demais produtos que possam acumular água;
4-Troque com frequência vasilhames de água de animais domésticos. Se possível, lave-os com sabão e bucha antes de colocar nova porção de água;
5-Deixe sempre fechadas as tampas de vasos sanitários
6-Mantenha fechados ralos de pias, tanques e até mesmo da área de serviço;
7-Escorra a água de vasos de plantas ou xaxins dentro ou fora de casa;
8-Mantenha pneus velhos em ambientes cobertos como forma de evitar o acúmulo de água;
9-Evite o acúmulo de água em lajes, ralos, rufos e telhados;
10-Evite a concentração de lixo e entulho no quintal e proximidades da casa.