Cidades

Secretário de transportes sugere quatro novas ligações por trilhos e corredores entre Guarulhos e São Paulo

Jurandir Fernandes apresentou os projetos em execução

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou os projetos em execução de ligação entre Guarulhos e São Paulo, além de outros assuntos da área, para os deputados estaduais do PSDB. A reunião aconteceu anteontem na Assembleia Legislativa.

Fernades conversou ainda com os deputados sobre os demais projetos de transportes realizados nos governos tucanos desde o governador Mario Covas. Em relação a Guarulhos, a Secretaria de Transportes Metropolitanos afirmou que os quatro projetos para a cidade apresentados foram o corredor de ônibus metropolitano Taboão-Tucuruvi, o Trem Expresso Guarulhos, O eixo de ônibus Guarulhos-estação Tiquatira do Metrô e uma ligação de monotrilho ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade para o Grande ABC.

No corredor de ônibus Taboão-Tucuruvi, a Empresa Metropolitana de Tranportes Urbanos (EMTU) constrói o primeiro trecho entre o Taboão e o Cecap. O Trem Expresso ainda não foi licitado, mas a previsão é de uma linha de trem que partirá da estação Brás rumo à estação Tatuapé, interligando a linha 15 Branca, em Tiquatira, seguindo para Engenheiro Goulard e com destino ao Parque Cecap.

O eixo de ônibus Guarulhos-Tiquatira fará ligação com o Metrô Tiquatira e também não foi licitado. Já a ligação com o ABC ainda passa por decisão de qual será a melhor modalidade, seja monotrilho ou VLP, porém sabe-se que a ligação deve ser feita com veículo de média capacidade.

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), afirma que foi comunicado que nesta semana seria chamado por Fernandes para uma reunião onde seriam apresentados os projetos mostrados aos deputados tucanos. Contudo, o prefeito disse que não tinha sido chamado para nenhuma reunião até ontem.

Posso ajudar?