Estadão

Seis nomes aparecem para relatar reforma no Senado

Ao menos seis nomes já circulam no Senado como possíveis relatores do projeto da reforma tributária na Casa. Mas as conversas sobre o tema ainda estão longe de se afunilarem.

Estão cotados até agora para a tarefa os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Efraim Filho (União Brasil-PB), Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Jaques Wagner (PT-BA).

Aprovado na Câmara dos Deputados na quinta-feira passada, o texto da reforma tributária só começará a ser analisado no Senado em agosto, depois do recesso do Legislativo.

Assim, Rodrigo Pacheco, presidente da Casa, terá algumas semanas para avaliar o cenário político antes de definir quem será o relator da reforma.

O posto de relator é especialmente importante em análises de propostas de emenda à Constituição (PECs) como a da reforma tributária.

Esses projetos são aprovados pelo Congresso apenas se houver concordância integral entre Câmara e Senado. Em projetos de lei, por exemplo, a Casa que tiver iniciado a discussão pode descartar as alterações que a outra fizer e simplesmente enviar o texto para a sanção presidencial.

As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>

Posso ajudar?