Política

Sem apoio de Bolsonaro, pré-candidatura de vereador do PL vai se inviabilizando

A cada pesquisa eleitoral que se divulga em Guarulhos, por mais que os resultados pareçam discrepantes entre uma e outra, uma tendência se confirma: a queda vertiginosa do pré-candidato do PL, o vereador Lucas Sanches, que tentava se viabilizar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Diferentemente disso, o maior líder da direita do país anunciou apoio ao nome do Republicanos, o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor, além de proibir o vereador de utilizar qualquer menção ao seu nome.

Lucas, em uma pesquisa eleitoral encomendada por seu grupo político, chegou a anunciar que estaria com 18% das intenções de voto na ASN Pesquisas, número que nunca foi confirmado em qualquer outro levantamento registrado na Justiça Eleitoral de abril para cá. Nesta quinta-feira, o Ipec mostrou o vereador do PL com apenas 7%, atrás até do deputado federal Alencar Santana (PT), que vem com 8%.

As dificuldades de Lucas Sanches apareceram também nas três últimas pesquisas divulgadas pelo Paraná Pesquisas, Intelligence e pela Real Time Big Data. Na última, divulgada em abril, o vereador do PL estava em terceiro com 10%.

Já na pesquisa divulgada em 30 de maio pelo Paraná Pesquisas, Lucas seguia na terceira posição com 10,1%. Na da Intelligence, de 7 de junho, o vereador já tinha caído para um dígito na casa dos 8%, ainda à frente de Alencar, fato que se inverteu na pesquisa do Idec, em que o deputado federal sobe para terceiro lugar, enquanto Lucas cai para quarto.

Além das quedas nas pesquisas, Lucas enfrenta um outro problema dentro do partido. Segundo informações colhidas no meio político, o vereador não consegue formar uma chapa completa de pré-candidatos à Câmara Municipal pelo PL, o que atrapalha muito a consolidação de uma candidatura ao Bom Clima.

Posso ajudar?