O Metrô iniciou nesta terça-feira (12) a escavação do primeiro túnel da ampliação da Linha 2-Verde que vai chegar até a Penha. As atividades são feitas na futura estação Santa Isabel que ficará na região da Vila Carrão. Inicialmente a previsão era de extensão até Guarulhos, no entanto, contrariando as promessas tucanas e alegando a necessidade de uma Parceria Público-Privada, o ex-governador João Doria cancelou – ou adiou – o plano e, mais uma vez, o 2º maior município do Estado ficou sem o transporte público.
O novo túnel terá 24,4 metros de altura e 35,6 metros de comprimento para fazer a ligação do poço – implantado ao lado da Avenida Guilherme Giorgi – com a via e as plataformas de embarque que serão construídas sob o leito da avenida e vão ser escavados pelo método NATM, que é o método austríaco de construção de túneis.
A construção do poço ao lado de onde ficará a estrutura principal da estação (plataformas e vias) foi adotada pelo Metrô para evitar a interdição da via por onde trafegam veículos e pedestres. Para isso, ele foi construído ao lado da avenida para que seja possível chegar ao subsolo com máquinas e materiais e a escavação sob a avenida seja feita sem interrupção do tráfego.
Também será por esse poço – de 37 metros de diâmetro e 40 de profundidade – que serão construídos os acessos da estação com escadas rolantes. O novo túnel vai ligar esses acessos às plataformas. Uma solução parecida foi aplicada pelo Metrô na construção da estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela, onde a via e as plataformas ficam sob a avenida Francisco Morato e o poço de acesso está ao lado, com um túnel fazendo a ligação.
Localizada na Avenida Guilherme Giorgi, próximo à Rua Angoera, a futura Estação Santa Isabel vem sendo construída em uma área de 7,5 mil m² e será a quinta estação do novo trecho da Linha 2, após a Vila Prudente. Diariamente deverão passar mais de 13 mil passageiros por essa estação que terá sete níveis internos, conectados por 21 escadas rolantes e quatro elevadores.
O novo trecho da Linha 2-Verde terá 8,4 km de extensão e oito estações, da Vila Prudente à Penha, beneficiando a mais de 400 mil passageiros por dia. Quando pronto, a Linha 2 passará a ter 23 km de extensão e 22 estações de Vila Madalena à Penha.
Guarulhos
Mesmo com a incerteza da Linha Verde em Guarulhos, em agosto do ano passado, a Prefeitura entregou ao Estado a licença para autorização dos projetos de extensão do trajeto. Na ocasião, o secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, não se comprometeu com prazos. No entanto, duas semanas antes, ele havia garantido à TV Globo que em 2028 a rota chegaria ao município.
A Linha 2-Verde terá, em Guarulhos, as estações Ponte Grande e Dutra, onde haverá baldeação com a Linha 19-Celeste. Esta, um projeto novo, prevê outras quatro paradas na cidade: Itapegica, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia. Os endereços dos pontos já foram previamente definidos pela companhia,
A extensão da Linha Verde vai beneficiar 389 mil pessoas. Para tal cálculo, porém, o Metrô leva em consideração também as paradas Penha de França, Tiquatira e Paulo Freire (próximo à divisa com o Jardim Munhoz, na região da Ponte Grande). Há, inclusive, a previsão de baldeações na Estação Tiquatira para as Linhas 12 – Safira e 13 – Jade, com ligação ao Aeroporto de Guarulhos.