A luta pelo aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade vem somando esforços no município. Desde o ano passado, a Semana da Amamentação passou a contar com a adesão dos hospitais privados Seisa e Unimed. Neste ano, o Programa Saúde na Escola também abraçará a causa e discutirá o tema com profissionais de Saúde e das redes estadual e municipal de ensino, além de gestores de instituições conveniadas.
“Amamentação, um ganho para toda vida” é o tema da 14ª Semana de Aleitamento Materno, cuja abertura acontece às 9h desta quarta-feira (13), na Faculdade Anhanguera – Torricelli de Guarulhos, situada na rua do Rosário nº 300, no bairro Macedo. Várias atrações estão programadas para o dia, incluindo exposição dos hospitais sobre o trabalho desenvolvido nessa área,além de apresentações musicais e de teatro.
A programação da semana se estende até sexta-feira (15) no Adamastor Centro, com capacitação de professores, mostra de trabalhos realizados pelas unidades de saúde sobre aleitamento materno, nos dias 14 e 15, das 8h às 17h, e com a coleta de recipientes de vidro de 120, 250 e 500 ml, com tampa plástica, para o Banco de Leite Humano.
Funcionarão como postos de arrecadação todas as Unidades Básicas de Saúde, as igrejas católicas, as pastorais da Saúde e da Criança, a Universidade Guarulhos, o Senac Guarulhos, o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG- Unimesp), a Casa da Mulher e o Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade do município.
Além desses postos, os recipientes também poderão ser entregues nas escolas da rede municipal de ensino que, durante a semana, trabalharão o tema em sala de aula com os alunos. Cada classe elegerá um dos trabalhos produzidos sobre aleitamento materno para o concurso sobre amamentação promovido pela Secretaria de Saúde, que premiará os melhores.
Saúde na Escola
Dentro das atividades da Semana, o Programa Saúde na Escola promove na próxima sexta-feira (15) o Seminário “Atendendo os Objetivos do Milênio – a meta é a vitória”, que será realizado no Adamastor Centro, das 8 às 13 horas. O encontro promete uma grande reflexão sobre a busca da interface da promoção da amamentação e a realidade das mulheres, com foco nas adolescentes, uma vez que a gravidez nessa faixa etária representa um problema de saúde pública.
A finalidade será demonstrar a importância de ampliar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno na busca dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que tem como uma das metas a redução da mortalidade infantil. Sendo a amamentação exclusiva até os seis meses de idade uma das estratégias fundamentais para o alcance desse objetivo, o Programa Saúde na Escola promoverá duas mesas de discussão sobre o tema.
A abertura dos trabalhos será às 8h30, com a contextualização dos Objetivos do Milênio no cenário de Guarulhos. Na sequência, terá início a primeira mesa que abordará “Adolescência e vulnerabilidade: gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e evasão escolar”. A segunda rodada de discussões está prevista para começar às 10h15 com o tema: “Priorizando as ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno”.
O encerramento das atividades da Semana de Amamentação acontece por volta das 17h, com a finalização das mostras sobre aleitamento materno pelas regiões de Saúde. O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato nº 734.