Cidades

Senai dá a largada para Grand Prix de ideias em São Paulo

A partir deste domingo, 24 de novembro, 36 competidores terão 72 horas ininterruptas para criar soluções para desafios do mundo moderno

Pela primeira vez no Brasil, será realizada uma corrida de ideias inovadoras. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), inspirada em um modelo sueco, reunirá seis equipes com seis integrantes cada, que terão 72 horas consecutivas para buscar soluções para três grandes desafios do mundo moderno. As tarefas envolvem as áreas de saúde humana, mobilidade urbana, segurança e meio ambiente.

A primeira edição do Grand Prix SENAI de Inovação será realizada WTC, em São Paulo, durante a Open Innovation Week. A largada será às 14h do próximo domingo, 24 de novembro, mesmo horário em que os motores da Fórmula 1 roncarem no autódromo de Interlagos.

 

A expectativa é de que sejam criadas centenas de ideias e projetos com a contribuição do público e de representantes de grandes empresas participantes. “Nosso objetivo é estimular o processo de inovação aberta. As ideias deverão ser incrementadas com contribuições externas. Queremos fortalecer a conexão entre os institutos de inovação do SENAI com universidades e empresas que já inovam, além de despertar outras empresas para a importância da inovação”, afirma o coordenador da corrida, Marcelo Prim.

 

Cada equipe terá um aquário de nove metros quadrados como oficia de trabalho, equipada com impressora 3D para que as ideias ganhem forma. Não há ordem ou prazo estipulado para a solução dos desafios. A estratégia de cada equipe deverá levar em conta técnicas de planejamento, gestão, execução e administração do tempo corrido de três dias. A equipe vencedora passará uma semana na Escola Politécnica de Milão, na Itália. As propostas produzidas durante o Grand Prix formarão um banco de ideias que ficará disponível gratuitamente, a partir de 2014, para empresas que queiram inovar.

 

INOVAÇÃO ABERTA NO BRASIL – O termo inovação aberta foi criado em 2003 pelo professor Henry Chesbrough (UC-Berkeley) que estará em São Paulo, para descrever o processo de inovação de indústrias, empresas e organizações que promovem projetos e pesquisas abertos, baseados em ideias internas e externas. O objetivo é aprimorar o desenvolvimento de produtos, reduzir riscos e custos, oferecer melhores serviços para clientes, com mais eficiência e valor agregado. Pesquisa da Fundação Dom Cabral com 72 empresas inovadoras do Brasil mostra que 63% adotaram a gestão de inovação aberta como estratégia de negócio. Entre os principais benefícios estão o aumento da qualidade de produtos ou serviços com custos menores.

 

SERVIÇO


Evento: Grand Prix SENAI de Inovação
Data: de 24 a 27 de novembro. A corrida começa às 14h do domingo, dia 24
Local: WTC São Paulo – Avenida das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo, São Paulo –

Posso ajudar?