O número de roubos de identidade para realização de negócios ou obtenção de crédito de maneira irregular cresceu 19,9% em julho ante junho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. No mês passado, foram registradas 180.919 ocorrências. O número representa uma tentativa a cada 14,8 segundos. No acumulado do ano ante igual período de 2013, as tentativas de fraude caíram 5,5% e, na comparação com julho de 2013, a retração foi de 15,8%.
Do total de tentativas de criminosos de fraudar dados pessoais de consumidores para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos, 35,5% se deram no setor de telefonia, segmento com maior concentração de ocorrências. Em julho, o setor de serviços apareceu em segundo lugar, com 31,4% das tentativas de fraude. Neste segmento, se enquadram construtoras, imobiliárias, seguradoras e prestadores de serviços. Com 24,0% do total, o setor bancário é o terceiro colocado. O ranking se mantém inalterado em relação aos dados de junho.
A Serasa Experian reforça que entre as principais tentativas de golpe aferidas pelo indicador estão: emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos no comércio varejista e compra de celulares com documentos falsos ou roubados.
A Serasa Experian esclarece que o Indicador de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa: o total de consultas de CPFs efetuado mensalmente e a estimativa do risco de fraude, obtida por meio da da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados pela probabilidade de fraude.