Proposta elaborada pelos vereadores Guti (PSB) e Laércio Sandes (DEM) para alterar o horário das sessões parlamentares ganha adesão dos demais vereadores da Câmara Municipal. Atualmente os trabalhos legislativos começam ás 14h e passariam a ser iniciados a partir das 19h, ás terças e quintas. Tanto o vereador Samuel Vasconcelos (PT) quanto João Barbosa (PRB) acreditam que a iniciativa possa melhorar a aproximação da população com a Casa de Leis.
“100% a favor (disse sobre a mudança de horário). O dia seria muito mais proveitoso pra gente. E também nós poderíamos contar com a presença dos nossos munícipes, por ás vezes eles ficam sem saber o que se passa nessa Casa. É difícil a gente levar uma informação pra eles com mais conteúdo, e a presença deles faria um munícipe mais politizado e próximo da gente”, declarou o vereador João Barbosa.
O representante do Partido Republicano Brasileiro acredita, que caso a medida seja aprovada pela Câmara, esta possa representar a aproximação da Casa de Leis com a população. De acordo com Barbosa, existem fatos que ocorrem nos trabalhos do Poder Legislativo que fogem do conhecimento dos munícipes, além de aventar a possibilidade de uma maior interação e participação nas decisões parlamentares.
“Nós como vereadores faríamos este convite para uma noite de projetos que a gente sabe que envolve interesse do município, e por audiências públicas. Tem tantas coisas importantes acontecendo na Câmara que envolve o município, que o munícipe não tem conhecimento. Isso vai fazer com que eles fiquem inteirados da grandeza que é o município que ele mora e a sua responsabilidade, além de nos ajudar a governar a cidade”, explicou.
Já o vereador e líder do governo na Câmara, Samuel Vasconcelos (PT), aprova a iniciativa propostas por Guti e Sandes, e espera que a Câmara Municipal possa desenvolver artifícios capazes de estimular a participação assídua dos populares durante os trabalhos. No entanto, Vasconcelos ressalta que isso somente será possível no momento em que os munícipes entendam a importância do Poder Legislativo para a cidade.
“A sessão noturna dá a oportunidade para a população participar das sessões da Câmara. Acho interessante e sou plenamente favorável. Eu entendo que a Câmara tem de usar algum mecanismo através da imprensa da cidade para convidar a população a participar das sessões. Isso será feito a partir do momento que a população se conscientizar da importância desta Casa”, concluiu Samuel Vasconcelos