No dia 17 de outubro, em todo o mundo, é comemorado há décadas, o dia Internacional do Cooperativismo de Crédito.
Cooperativas são empresas constituídas pela associação voluntária de pessoas, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns a seus integrantes. Seu grande diferencial em relação a outros modelos de empresa, criadas para atender o público consumidor, é que elas atendem o próprio associado, visando seu desenvolvimento econômico e social e da comunidade onde se inserem.
O Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.
O cooperativismo está presente no mundo todo, em todos os ramos de atividade econômica, gerando soluções e benefícios para milhões de pessoas e, tal como é conhecido hoje, consolidou-se à partir do século XVIII, durante a Revolução Industrial, quando a depreciação da mão de obra, os baixos salários e a exploração do trabalho pelo capital, agravaram as dificuldades da população, que se mobilizou e se uniu com o espírito da colaboração e cooperação, tentando superar suas dificuldades.
A primeira cooperativa de crédito surgiu na Alemanha em 1864, e em 1902, por iniciativa do padre jesuíta Theodoro Amstad, empenhado em tentar resolver os problemas dos agricultores de origem alemã e italiana em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, foi criada a primeira Cooperativa de Crédito no Brasil.
Nos últimos anos, o governo brasileiro vem demonstrando grande sensibilidade e reconhecimento ao cooperativismo de crédito, possibilitando a criação de Bancos Cooperativos a partir de 1995 (BANCOOB e BANSICRED).
Mais recentemente, a Lei Complementar 130/2009 tornou-se um marco na evolução do cooperativismo de crédito brasileiro, sendo a primeira lei complementar a dispor sobre instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN), estabelecendo incentivos para a consolidação e profissionalização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.
Com isso, o movimento assumiu posição de maior relevância no mercado, reunindo credenciais para crescer, melhorar o padrão de qualidade e ampliar sua linha de produtos e serviços financeiros, servir aos interesses da coletividade e, através de ações locais e regionais, contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
Atualmente, os diversos sistemas de cooperativas de crédito do Brasil são constituídos por mais de 1200 instituições e cerca de 5000 pontos de atendimento espalhados pelo país. O SICOOB, o maior destes sistemas, no qual se insere o BANCOOB, conta com aproximadamente 550 cooperativas de crédito e 2000 pontos de atendimento, incluindo em Guarulhos, a Cooperativa de Economia e Crédito de Livre Admissão da Serra da Cantareira – Sicoob Cantareira..
Hugo Mesquita, Presidente do Conselho de Administração do SICOOB CANTAREIRA, lembra que a instituição construiu sua história de mais de 56 anos contribuindo com o desenvolvimento da cidade:
“Nos últimos anos, na linha de desenvolvimento do sistema, o SICOOB CANTAREIRA passou a oferecer toda a linha de produtos e serviços financeiros a seus associados, pessoas físicas e jurídicas, com atendimento personalizado, tarifas e taxas em condições bastante vantajosas se comparadas àquelas praticadas pelos bancos.”