Apesar de Guarulhos registrar as menores temperaturas do ano nos últimos dias, quando os termômetros marcararam 2ºC no início da manhã desta segunda-feira, dia 13, apenas seis pessoas em situação de rua foram resgatadas e levadas para o Albergue Municipal no sábado e domingo, dias 11 e 12.
Mesmo com a abordagem realizada pelos assistentes sociais, segundo informa a Prefeitura, alguns se negam a aceitar ajuda e estão assinando termos de responsabilidade para permanecer nas ruas.
O albergue municipal oferece 230 vagas na região central, onde os assistidos têm acesso a banho, alimentação, camas e cobertores. Porém, eles não podem fazer uso de bebidas ou drogas ilícitas no local. Assim, muitos preferem ficar nas ruas. Outro motivo que inibiria a ida dos moradores de rua é a proibição de levar animais para o abrigo, já que muitos deles têm cachorros, que os acompanham.
O trabalho de resgate é realizado pela equipe de abordagem social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) que também foi ampliada de 18 pessoas para 30 pessoas. Os profissionais se revezam em três turnos, 24 horas diárias, para identificar e fazer o transporte, especialmente dos mais debilitados, até o albergue que, além de oferecer abrigo noturno, atualmente mantém 30 pessoas durante o dia.
“A ronda e abordagem é realizada todos os dias da semana. A maioria das pessoas que precisa de auxílio encontra-se no Centro. Aquelas que aceitam são levadas para o abrigo masculino e também para a casa de passagem feminina. Há ainda pessoas que recusam ajuda e nestes casos estamos fazendo com que assinem termo de responsabilidade”, explica Rita Strusani, diretora da SDAS.
A população pode colaborar com o trabalho de resgate, informando a localização da pessoa em situação de rua, através do telefone 2087-7417 ou do email: [email protected].