A Secretaria da Educação de São Paulo pode fazer história no prêmio Construindo a Nação. Desde 2015, quando o concurso passou a reconhecer o trabalho de agremiações e não mais as instituições de ensino, estudantes de escolas estaduais foram vencedores. Para conquistar o tricampeonato, grêmios de toda a rede devem registrar em vídeo as iniciativas transformadoras realizadas pelo grupo. A data limite para a pré-inscrição no site institutocidadania.org.br vai até 30 de junho.
No cadastro inicial é preciso informar os nome da escola e presidente, além do número de pessoas beneficiadas com o projeto. Serão aceitas ações desenvolvidas em 2016 e 2017. O filme precisa ter, no máximo, 5 minutos e descrever as iniciativas em temas sobre saúde, cultura, inclusão digital, filantropia, meio-ambiente. A organização receberá o material até 30 de setembro.
Os candidatos podem se inspirar nos trabalhos do grêmio Detona, da Escola Estadual Tonico Barão (em General Salgado), primeiro lugar em 2015 pelo projeto ‘ciclista consciente’, e no Força Jovem, da Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo (de Rubinéia), criadora da “biblioteca solidária” e vencedora no ano passado.
Resultado será divulgado em novembro
O grupo escolhido campeão ganhará R$ 10 mil em equipamentos eletrônicos – computadores, impressora, televisão – para ser utilizado na própria sede. O resultado será divulgado em novembro e a premiação, em dezembro.