Saúde

SP convoca população para doação de sangue

Além dos postos da Fundação Pró-Sangue, unidades do interior e litoral participam da campanha "Eu Dou Sangue por SP" que acontece neste mês de junho

Por conta do fluxo baixo de doações registrado nas últimas semanas, a Fundação Pró-Sangue, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, convoca a população para doar sangue. Com a chegada do inverno, os hemocentros sentem os efeitos adversos da estação. O frio afasta os doadores dos postos de coleta, fazendo com que o número de doações caia cerca de 30%, o que pode vir a prejudicar o tratamento de muitos pacientes que necessitam de transfusão.

Na capital, a Fundação Pró-sangue, responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo disponibiliza postos de coleta fixos para doação durante o ano todo. Para informações, basta ligar para o Alô Pró-Sangue (0800 55 0300) ou acessar o site www.prosangue.sp.gov.br.

Já no interior e litoral, parte de uma série de iniciativas para aquecer a doação de sangue neste inverno, hemonúcleos estaduais sediam a campanha Eu Dou Sangue por SP, que acontece durante todo este mês de junho no Estado. Os postos participantes estão localizados na região do ABC, Bauru e Santos.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

Quem foi vacinado contra a gripe também pode doar sangue: basta aguardar 48 horas após a vacinação para estar apto. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

 

Posso ajudar?