Cidades

SP faz parceria para criar recursos de acessibilidade em cursos da Univesp

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação, e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) assinaram um protocolo de intenções que prevê novas ações de acessibilidade destinadas a cinco cursos da universidade: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Pedagogia, Matemática e Tecnologia em Gestão Pública.
 
O termo foi oficializado durante o Seminário Internacional de Capacidade Jurídica e Tomada de Decisão Apoiada da APAE, que aconteceu nos dias 20 e 21/09, na sede da secretaria, na capital. A assinatura contou com a participação da secretária Linamara Rizzo Battistella e da presidente da Univesp, a pedagoga Fernanda Gouveia.
 
O polo da Univesp em Guarulhos fica no Adamastor, na Avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo, e oferece os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública – CPS, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, e Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
 
No 2º semestre de 2018, após o processo de expansão iniciado em 2017, a Univesp passou a contabilizar 349 alunos matriculados com algum tipo de deficiência, entre elas, físicas, intelectual, auditivas, visuais, transtornos, autismo e superdotação. O próximo passo será a criação de um plano de trabalho, elaborado por técnicos de ambas instituições.  As iniciativas podem ser direcionadas à criação de cursos de formação e aplicação de novos recursos e materiais pedagógicos direcionados aos diversos tipos de deficiências.
 
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp, Unicamp e Unifesp.
 
Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios.
 

Posso ajudar?