Não é novidade para ninguém que os carros pequenos e médios que se apresentam como cross são utilizados – na maior parte do tempo – na cidade. Tanto que, tirando o visual, eles trazem pouco (ou quase nada) de equipamentos para o offroad de verdade. Com o Volkswagen Space Cross, a versão aventureira da SpaceFox, não é diferente.
O Space Cross tem como principal atributo a suspensão elevada, criada para possibilitar o acesso com maior facilidade a caminhos não asfaltados. E aí que reside a maior qualidade da sportvan. Ela se sai extremamente bem nesses pisos irregulares de nossas cidades, cheios de imperfeições no asfalto, buracos, valetas e lombadas. Assim, sem exageros, é um carro extremamente agradável de dirigir, combinando agilidade e estabilidade, com excelente comportamento nas curvas. Para completar, o posicionamento elevado do motorista proporciona uma visão privilegiada no trânsito urbano.
O HOJE avaliou um modelo por 10 dias, sobretudo no trânsito urbano. Sem exageros na decoração, algo que se torna até piegas em modelos que morrem de medo de uma poça d´água, o Space Cross não passa despercebido. Tem um design equilibrado. Nada de estepe pendurado do lado de fora, por exemplo, algo comum até em modelos menores, como no seu irmão, o comemorado CrossFox.
Tecnologia no lugar de enfeites
Em vez de penduricalhos inúteis, o Space Cross conta uma boa oferta de itens tecnológicos, que inclui computador de bordo com sete funções, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático e função coming & leaving home, sensor de chuva, retrovisor externo com função tilt down e sensor de estacionamento traseiro. O carro traz, de série, conjunto elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica e não faz concessões em matéria de segurança: tem airbags dianteiros e freios ABS.
As diferenças do Space Cross com o modelo de origem, a minivan SpaceFox, podem até passar despercebidas pelos menos atentos. A personalidade aventureira aparece no para-choque dianteiro com a ampla abertura de ventilação com grade tipo colmeia, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance). A parte inferior é preta, enquanto a superior, que se prolonga até as molduras das caixas de rodas, mantém a cor da carroceria.
Os faróis principais têm dupla parábola, complementando o visual horizontalizado da dianteira do veículo, que transmite uma sensação de maior volume e robustez. Os novos faróis auxiliares, que fazem parte da identidade visual do Space Cross, apresentam uma importante inovação. Eles incorporam simultaneamente as funções dos faróis de neblina e de longo alcance.
Nas laterais, os destaques são o largo friso em material plástico com a identificação do modelo, as molduras das caixas de rodas e os estribos posicionados sob as portas. As rodas de liga leve, com 15 polegadas, são pintadas de cinza.
O perfil mais alto do Space Cross é ressaltado, também, pelos trilhos do rack que se estendem sobre todo o carro, com acabamento preto corrugado. Na traseira, o para-choque incorpora retro-refletores na parte inferior e lanterna de neblina. As lanternas são escurecidas, ressaltando a esportividade.
Mais alto, carro vai bem na cidade
Concebido para se dar bem em situações leves do fora de estrada, o Space Cross dá show na cidade. A suspensão – elevada em 33 mm na dianteira e 35 mm na traseira, em comparação à do SpaceFox – garante ótima dirigibilidade. Os pneus 205/55 R15, em vez de 195/55 R15, completam o perfil ideal para garantir um conforto a mais no trânsito urbano.
O Space Cross é equipado com o motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. O conjunto mecânico conta, também, com a transmissão manual MQ200 de cinco velocidades, bastante precisa e suave, mais um ponto a favor.
Na versão avaliada, com câmbio manual, o novo Space Cross acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e tem velocidade máxima de 177 km/h, com etanol. Abastecido com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h.
Ficha Técnica
Motor 1.6 VHT
Cilindradas 1.598 cm³
Potência Máxima 101 cv a 5.250 rpm (Gasolina)
104 cv a 5.250 rpm (Etanol)
Torque máximo 151 nM a 2.500
153 nM a 2.500
Transmissão Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos.
Freios Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo. ABS de série
Rodas Rodas de Liga Leve (6Jx15)
Pneus 205/55 R15
Dimensões
Comprimento 4.187 mm
Largura 1.904 mm
Altura 1.591 mm
Entre-eixos 2.469 mm
Capacidades
Porta-malas 430 litros
Tanque de combustível 50 litros
Aceleração 0-100 km/h 11,8 s (gasolina) / 11,5 s (etanol)
Velocidade máxima 175 km/h (gasolina) / 177 km/h (etanol)
Preço R$ R$ 58.735,00