Cidades

STT define processo para preenchimento de novas vagas para taxistas do aeroporto

Representantes de diversas cooperativas participaram da escolha

A Secretaria de Transportes e Trânsito definiu, na última terça-feira, o processo para preenchimento de vagas para o ponto de táxi do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Participaram da reunião, além do secretário Atílio Pereira, o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos, Robson de Jesus Xavier, os representantes das cooperativas de rádiotáxi do município – Águia Táxi, Líder Táxi e Guaru Ligue Táxi – e representantes do corpo técnico e jurídico da pasta.

O secretário anunciou que, inicialmente, serão preenchidas 80 das 133 novas vagas criadas pela Lei Municipal nº 6.799/11. Para tanto, será feito remanejamento de atuais permissionários dos demais pontos da cidade. Desses 80 veículos, dois deverão ser táxis acessíveis a pessoas com deficiência e os 78 restantes serão táxis comuns.

Entre os critérios técnicos discutidos estão: tempo de vinculação do titular à autorização, ano de fabricação e capacidade volumétrica do compartimento de bagagem do veículo. Em caso de empate, será realizado sorteio público para o preenchimento dessas vagas.

Para o presidente da Guarucoop e vereador, Edmilson Americano (PHS), é importante ampliar a frota de táxi na região. "Essa é a primeira fase de um processo que com certeza beneficiará a cidade. Foi uma decisão consensual e esperamos, na próxima fase, ampliar esse número tanto no aeroporto quanto nas ruas", afirmou Americano.

Os selecionados deverão ter seu veículo aprovado em inspeção técnica e demonstrar aproveitamento no curso "Excelência em receber bem o visitante", promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a STT.

Posso ajudar?