O EMS Taubaté Funvic é pentacampeão paulista no vôlei masculino. A equipe do Vale do Paraíba perdeu a segunda partida para o Sesi-SP por 1 a 3 (21/25, 23/25, 25/23 e 39/41), mas venceu o Golden Set por 25/20, fechando a série final por 2 a 1 e garantindo o quinto título consecutivo do principal torneio regional do país.
Todos os quatro sets da partida realizada no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, foram muito disputados. Apoiado por quase 1.500 torcedores, o time da casa – que eliminou o Corinthians-Guarulhos na semifinal – começou melhor, abrindo uma pequena vantagem no começo do set. Mesmo com o adversário equilibrando, o Sesi-SP manteve o controle e venceu. A segunda série foi mais disputada, mas no final o time da capital abriu 2 a 0.
O terceiro set foi do time de Taubaté, levando para a quarta série. A vitória animou o EMS Taubaté Funvic, que dominou o quarto set, mas permitiu a reação. A vitória por 41 a 39, em 49 minutos, levou ao Golden Set.
No Golden Set, o representante do interior dominou o tempo todo. Com bom trabalho de bloqueio e ataques perfeitos, com destaque para o oposto Vissotto, o EMS Taubaté Funvic venceu por 25/20 e garantiu a manutenção da hegemonia no vôlei paulista.
Para o técnico campeão, o argentino Daniel Castellani, o mérito da equipe foi se recuperar ao longo da partida. “Começamos muito nervosos e isso dificultou as coisas. Mas crescemos na hora certa e conseguimos mais um importante resultado”, destacou.
Rubinho, treinador do Sesi-SP, reconheceu que o time começou mal o Golden Set. “Tivemos que correr atrás o tempo inteiro, isso foi o problema. A gente encostou, mas não conseguiu manter. Eles jogaram muito bem o set e nós cometemos mais erros, e falha num jogo desse é muito complicado, pode significar a derrota. Precisamos estabilizar essas situações para o longo da temporada jogar com mais regularidade”, explicou.