Variedades

TEATRO – As três mulheres sabidas é atração do Nelson Rodrigues dia 5

Após apresentações nos festivais internacionais de Londrina e São José do Rio Preto, temporadas na capital e em diversas cidades do interior, As três mulheres sabidas volta a circular pelo estado de São Paulo com o apoio do edital ProAc.

O projeto foi contemplado pelo Edital ProAc de apoio à circulação de espetáculos infantis (2012) e será apresentado nas cidades de Guarulhos, Lençóis Paulista, São Sebastião (Ilhabela), Paulínia e no Centro Cultural Monte Azul na capital.

O projeto chamado "Pela estrada à fora eu vou… bem sabida!", é uma iniciativa da Cia. Dedo de Prosa, com o intuito de aprofundar a experiência teatral dos pequenos espectadores.

Em cada cidade (com exceção da capital), serão realizadas três apresentações do espetáculo – duas serão fechadas para escolas e a última aberta ao público em geral. Todas as sessões são gratuitas e contam com um bate-papo com as atrizes depois do espetáculo. Além disso, será entregue para todas as crianças um pequeno caderno com atividades lúdicas e curiosidades sobre o universo da peça, com conteúdo elaborado por pedagoga especializada. Para os professores que acompanharão seus alunos, a Cia. também preparou um material especial com sugestões de atividades para antes e depois da apreciação do espetáculo.

As três mulheres sabidas nasceu do desejo das atrizes em trabalhar sobre contos populares em que mulheres estivessem à frente da ação, rompendo assim com o estereótipo da "donzela adormecida", à espera de salvação. Foram escolhidas três histórias, em versões originalmente britânicas e o projeto foi um dos selecionados pelo 15o. Cultura Inglesa Festival (2011). Além destas versões, os mesmos contos foram encontrados, com maiores ou menores variações, na sabedoria popular de muitas culturas, como árabe, russa, turca e esquimó. O espetáculo alterna planos dramáticos e narrativos para contar a história destas três mulheres corajosas, inteligentes e perserverantes.


Sobre as histórias

Uma pobre camponesa conquista o coração de um rei com o poder da inteligência; uma mulher-foca é colocada à prova e precisa escolher entre ficar na Terra, com sua nova família, ou voltar para as suas origens em alto-mar; uma garota que com determinação e generosidade passa por grandes provações para conquistar seu amor. Estas três mulheres muito especiais comandam as ações de três contos da tradição oral britânica, respectivamente, A pobretona que virou rainha (de origem irlandesa), Pele de foca e O touro negro de Norroway (ambos de origem escocesa).

Diferentemente de grande parte dos contos de fada clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, essas três histórias têm em comum protagonistas fortes, donas dos próprios desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina ancestral para enfrentar os mais diferentes desafios que surgem em seus caminhos e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros. A garota de Norroway, por exemplo, ao final da história tem de abrir literal e metaforicamente os olhos de seu amado adormecido, numa clara inversão dos papéis tradicionais em contos infantis.

O espetáculo As Três Mulheres Sabidas, com direção de André Garolli e Luciana Viacava, alinhava estes contos inusitados de modo a recriar o universo lúdico e fantástico das histórias orais. A peça tem no elenco Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias. Desde 2005, Dinah e Fernanda trabalham com o resgate e a divulgação da tradição oral, por meio da narração de histórias e de espetáculos de narração envolvendo contos populares de todas as partes do Brasil e do mundo.

No final de 2010, a Cia. Dedo de Prosa participou do Yeleen – Festival Internacional do Conto e da Música de Burkina Faso, país africano em que os griots (contadores de histórias) constituem uma das mais poderosas manifestações culturais.

O espetáculo As Três Mulheres Sabidas foi contemplado pelo 15o. Cultura Inglesa Festival, realizado em maio de 2011. Participou em 2012 do Festival Internacional de Teatro de Londrina, do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, além de diversas apresentações pelas redes SESC / SESI.


Sobre a encenação

Para por em cena os contos de fadas britânicos, a Cia. Dedo de Prosa utiliza técnicas do teatro narrativo, além de diversos recursos cênicos em um espetáculo para todas as idades.
Trabalhar sobre os contos de fadas é sempre uma experiência reveladora e intensa. Antes de serem reunidas em livros, as histórias foram narradas durante séculos ao pé do fogo, distraindo e instruindo os numerosos iletrados do passado. E atravessaram os séculos, mantendo-se vigorosas e atuais.
As protagonistas de nosso espetáculo vivem uma aventura variada, múltipla, vibrante. Uma alternância de luz e trevas, entusiasmo e tédio, ânimo e desistência. Uma vida cheia de planos diferentes: a realidade do aqui e agora, os sonhos, a imaginação, a memória, as raízes, o medo e a coragem.
Nosso objetivo é apresentar uma montagem que traduza cenicamente estes planos, com o suporte da narrativa, isto é, da relação direta entre intérprete e espectador, visando despertar a escuta e a imaginação.
Em geral, os contos, as tragédias, os dramas são protagonizados por heróis e as histórias narram suas trajetórias repletas de aventuras, perigos, percalços, conquistas e terminam com a vitória e a salvação da donzela indefesa, frágil e bela. Ao escolhermos os contos A pobretona que virou rainha, Pede de foca e O touro negro de Norroway quisemos trazer à tona as heroínas protagonistas, que também são colocadas à prova e enfrentam monstros e bruxas, desafios e perigos, e usam de sua sabedoria feminina para lutar e seguir o seu destino.
As armas do universo feminino e masculino são diferentes. Não se pode comparar ou atribuir valor a um lado em detrimento de outro. Com essas personagens, pretendemos explorar a natureza feminina, que tem como características o cuidar, a sensibilidade, o nutrir, o amor, a intuição, a paciência. Qualidades presentes em homens e mulheres, mas que são arquetipicamente femininas.
A Cia. Dedo de Prosa une nesse trabalho o elenco feminino com o diretor André Garolli que desde 2003 pesquisa, estuda e desenvolve seu trabalho a partir do universo masculino e a diretora, preparadora e atriz Luciana Viacava, que trabalha com o universo infantil e com o universo do conto há muitos anos, além de desenvolver um trabalho de preparação de atores através da linguagem do bufão.
Assim, pretendemos apresentar uma obra que possa dialogar com o público infantil e adulto, ao mesmo tempo em que nos permita visitar as múltiplas facetas do rico universo feminino.

FICHA TÉCNICA

Direção: André Garolli e Luciana Viacava
Dramaturgia: André Garolli, Dinah Feldman, Fernanda Viacava, Luciana Viacava e Priscilla Herrerias
Intérpretes: Dinah Feldman, Fernanda Viacava, Priscilla Herrerias
Trilha Original: Cristiano Meirelles
Figurinos e adereços: Inês Sacay
Cenários e adereços: Daniel Ribeiro
Iluminação: Aline Barros
Preparação Corporal: Fabricio Licursi
Operação de luz: Uirá Freitas
Operação de som: Dri Escher
Produção: Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias
Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: a partir de 4 anos


SERVIÇO
AS TRÊS MULHERES SABIDAS
Sinopse: Três mulheres utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar os mais diferentes desafios que aparecem em seus caminhos.

Direção de André Garolli e Luciana Viacava.
Com Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias
Duração: 60 min.
Recomendado para crianças a partir de 4 anos.

06 de abril (sábado) às 16h

Teatro Nelson Rodrigues
Rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão, Guarulhos
Ingressos gratuitos

Reservas e informações: 2459-1813

Apresentações para escolas, dia 05 de abril às 10h e 15h (agenda fechada com a Secretaria de Cultura de Guarulhos)

 

Posso ajudar?