Um terreno abandonado em frente a um ponto de ônibus na avenida Monteiro Lobato, próximo ao Teatro Adamastor, no Centro, causa problemas a moradores, comerciantes e pedestres, que convivem com o problema há cerca de cinco anos. Além do lixo, a falta de iluminação e o mau cheiro, o local estaria sendo utilizado por criminosos para roubos e furtos.
O GuarulhosWeb esteve no local nesta quarta-feira (16) e constatou o acúmulo de lixo, após denúncia realizada pela moradora de um condomínio vizinho, Amanda Carvalho de Godoy, que enviou fotos mostrando o problema. Há até colchões e móveis como sofás e cadeiras que são utilizados por pessoas em situação de rua que permanecem no terreno.
Há mais de um ano, a decoradora Sandra Moraes Xavier, de 33 anos, utiliza o ponto de ônibus, que fica em frente ao terreno. “Nunca vi ninguém limpando e não posso dizer que vejo o pessoal jogando o lixo, só sei que cada dia fica pior”, contou.
O proprietário de uma banca de jornal ao lado do terreno, Carlos da Costa, de 47 anos, contou que há cinco anos chegou ao local e o problema já existia. “Nós comerciantes, passageiros e moradores do prédio ao lado nos preocupamos com este lixo todo, não só pelo visual ou o cheiro, mas também por causa de doenças e segurança”.
Carlos ainda explicou que nos dias mais frios pessoas costumam se abrigar no terreno. “Eles trazem colchões, sofás e tudo que eles encontram. Em algumas vezes costumam fazer uso de drogas, é um horror”, afirmou.
No início de agosto um homem teria aparecido no local e dito que um muro seria construído para evitar que o lixo continuasse a se acumular, mas hoje nada foi feito.
O GuaruhosWeb procurou a Prefeitura para saber da situação. A Secretaria de Finanças deveria informar se o proprietário havia sido notificado e como o problema poderia ser resolvido de imediato para evitar mais problemas à população. Porém até a manhã desta quinta-feira (17), nenhuma resposta foi dada.