Carro

Toyota SW4 SRV, um SUV grande de luxo, com ótimo desempenho e conforto 

Confira a avaliação do Toyota SW4 SRV, versão top de linha do SUV que se apresenta como um verdadeiro automóvel de luxo

 Um verdadeiro carrão, na concepção do termo. Assim pode ser considerado o Toyota SW4 SRX, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb. Com capacidade para até 7 ocupantes, motor a diesel 2.8 turbo, câmbio automático, tração 4×4 e muito conforto, a SUVona japonesa impõe respeito, além de garantir desempenho e porte de gente grande.  

O motor diesel 2.8 litros e de 16 válvulas, rende 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm. É daqueles que garantem excelente desempenho em diferentes tipos de rodagem, tanto na cidade como numa rodovia. Em meio ao trânsito urbano, o porte de carro grande intimida os demais. Mas – apesar de grandalhona – a SW4 passa a ideia de um veículo comum, graças aos equipamentos e nível de conforto oferecido. Mesmo para estacionar, quando a vaga é generosa, não há dificuldades para coloca-la ali, já que a assistência por câmeras e sensores facilitam as manobras.  

Quando vai para a estrada, meu amigo, o céu é o limite. Passageiros nem percebem quando a velocidade se eleva, em condições de teste, a números não recomendados, devido às leis de trânsito. O carro parece sempre à mão. No pé, garante-se o avançar na medida que ser quer, seja numa aceleração rápida, em arranques inesperados ou necessários durante uma ultrapassagem, por exemplo, como numa condução ligeira em pista livre.  

Importante frisar que o motor diesel é silencioso, muito diferente de picapes do passado que passavam para os ocupantes a ingrata sensação de vibração constante e ruídos acima dos aceitávels. A transmissão automática sequencial de seis velocidades e controle eletrônico fazem com que todo o potencial do motor seja aproveitado por meio de um alcance de relações mais amplo e melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor. O sistema é capaz de adequar o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga, atingindo, simultaneamente, desempenho e durabilidade. 

O nível de conforto da SW4 é compatível com veíuclos de luxo. No interior, os bancos, portas e painel possuem revestimento em couro e material sintético na cor bege, além de sistema de ventilação nos assentos dianteiros. Em ter mos de segurança, não fica devendo nada também. Conta com dois airbags frontais (motorista e passageiro) e um de joelho (motorista), duas bolsas de cortina e dois airbags laterais, também para o motorista e passageiro dianteiro. 

O SW4 conta com freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), sensor de estacionamento traseiro, Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, seis alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira). 

Vale destacar que há ainda Assistente de Descida (DAC), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; ar-condicionado integrado frio e quente; Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX e seis alto-falantes; volante com comandos integrados de telefone, áudio e vídeo; computador de bordo com aviso de portas abertas, odômetros total e parcial e temperatura externa, além de seleção de modo de condução entre Eco e Power. 

O pacote de itens contempla tela em TFT de 4,2″ com funções que revelam autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, distância a percorrer com combustível no tanque, economia realizada, indicador de modo econômico, tempo de direção, velocidade média do veículo, visualização do navegador e de áudio. 

Completam a lista alarme ultrassônico; ar-condicionado automático com display digital; assento do motorista com ajuste elétrico para distância, inclinação e altura; bancos de couro; paddle shift; painel com detalhes em madeira; Smart Entry System, que permite o desbloqueio das portas com a simples pressão do botão na maçaneta; botão Push Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo; maçanetas cromadas e vidros elétricos com sistema de abertura e fechamento por um toque com antiesmagamento. 

Um carro que está na tabela por R$ 250 mil oferece também abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste de altura da tampa; luz de leitura individual dianteira em LED; ajuste elétrico para distância, inclinação e altura também para o passageiro dianteiro; retrovisor interno eletrocrômico; espelhos externos com regulagem elétrica, indicadores de direção e iluminação de boas-vindas; faróis alto e baixo com nivelamento automático; faróis de neblina dianteiros e luzes de condução diurna, ambos em LED. 

 

Ou seja, trata-se de um SUV grande que faz jus a cada centavo investido, já que devolve a seu feliz proprietário uma lista bem generosa de equipamentos, para garantir uma excelente condução.  

Tags
Posso ajudar?