Um verdadeiro carrão, na concepção do termo. Assim pode ser considerado o Toyota SW4 SRX, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb. Com capacidade para até 7 ocupantes, motor a diesel 2.8 turbo, câmbio automático, tração 4×4 e muito conforto, a SUVona japonesa impõe respeito, além de garantir desempenho e porte de gente grande.
O motor diesel 2.8 litros e de 16 válvulas, rende 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm. É daqueles que garantem excelente desempenho em diferentes tipos de rodagem, tanto na cidade como numa rodovia. Em meio ao trânsito urbano, o porte de carro grande intimida os demais. Mas – apesar de grandalhona – a SW4 passa a ideia de um veículo comum, graças aos equipamentos e nível de conforto oferecido. Mesmo para estacionar, quando a vaga é generosa, não há dificuldades para coloca-la ali, já que a assistência por câmeras e sensores facilitam as manobras.
Quando vai para a estrada, meu amigo, o céu é o limite. Passageiros nem percebem quando a velocidade se eleva, em condições de teste, a números não recomendados, devido às leis de trânsito. O carro parece sempre à mão. No pé, garante-se o avançar na medida que ser quer, seja numa aceleração rápida, em arranques inesperados ou necessários durante uma ultrapassagem, por exemplo, como numa condução ligeira em pista livre.
Importante frisar que o motor diesel é silencioso, muito diferente de picapes do passado que passavam para os ocupantes a ingrata sensação de vibração constante e ruídos acima dos aceitávels. A transmissão automática sequencial de seis velocidades e controle eletrônico fazem com que todo o potencial do motor seja aproveitado por meio de um alcance de relações mais amplo e melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor. O sistema é capaz de adequar o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga, atingindo, simultaneamente, desempenho e durabilidade.
O nível de conforto da SW4 é compatível com veíuclos de luxo. No interior, os bancos, portas e painel possuem revestimento em couro e material sintético na cor bege, além de sistema de ventilação nos assentos dianteiros. Em ter mos de segurança, não fica devendo nada também. Conta com dois airbags frontais (motorista e passageiro) e um de joelho (motorista), duas bolsas de cortina e dois airbags laterais, também para o motorista e passageiro dianteiro.
O SW4 conta com freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), sensor de estacionamento traseiro, Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, seis alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira).
Vale destacar que há ainda Assistente de Descida (DAC), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; ar-condicionado integrado frio e quente; Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX e seis alto-falantes; volante com comandos integrados de telefone, áudio e vídeo; computador de bordo com aviso de portas abertas, odômetros total e parcial e temperatura externa, além de seleção de modo de condução entre Eco e Power.
O pacote de itens contempla tela em TFT de 4,2″ com funções que revelam autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, distância a percorrer com combustível no tanque, economia realizada, indicador de modo econômico, tempo de direção, velocidade média do veículo, visualização do navegador e de áudio.
Completam a lista alarme ultrassônico; ar-condicionado automático com display digital; assento do motorista com ajuste elétrico para distância, inclinação e altura; bancos de couro; paddle shift; painel com detalhes em madeira; Smart Entry System, que permite o desbloqueio das portas com a simples pressão do botão na maçaneta; botão Push Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo; maçanetas cromadas e vidros elétricos com sistema de abertura e fechamento por um toque com antiesmagamento.
Um carro que está na tabela por R$ 250 mil oferece também abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste de altura da tampa; luz de leitura individual dianteira em LED; ajuste elétrico para distância, inclinação e altura também para o passageiro dianteiro; retrovisor interno eletrocrômico; espelhos externos com regulagem elétrica, indicadores de direção e iluminação de boas-vindas; faróis alto e baixo com nivelamento automático; faróis de neblina dianteiros e luzes de condução diurna, ambos em LED.
Ou seja, trata-se de um SUV grande que faz jus a cada centavo investido, já que devolve a seu feliz proprietário uma lista bem generosa de equipamentos, para garantir uma excelente condução.