Cidades

Trabalho comemora primeiros resultados de cooperativa que ajudou a criar

A Secretaria do Trabalho tem incentivado a criação de cooperativas como forma de inclusão de pessoas desempregadas no universo econômico e social de forma igualitária.

Em maio do ano passado, um grupo de ex-bolsistas do programa Bolsa Trabalho (Bolsa Auxílio ao Desempregado), da própria Secretaria, formou a Cooperativa de Serviços Verdes Lírios de Guarulhos e boa parte deles já está empregada.

No final de 2013, quatro ex-bolsistas foram destacados para trabalhar no orquidário existente na Secretaria do Meio Ambiente. Neste ano, cinco foram contratados por uma empresa de jardinagem para desenvolver o paisagismo de uma área no Parque Cecap, enquanto outros cinco estão sendo chamados para desenvolver ações no Zoológico municipal.

“O trabalho precário ainda persiste no Brasil, mas o cooperativismo é uma forma de inserção social que pode, efetivamente, contribuir para tirar as pessoas da miséria”, ponderou o secretário do Trabalho, Rabih Khalil.

Ex-bolsistas

Composta por 38 membros, sendo 28 deles ex-bolsistas, a Cooperativa de Serviços Verdes Lírios de Guarulhos é o resultado de uma parceria entre as secretarias do Trabalho e do Meio Ambiente e a Associação dos Empresários de Cumbica (ASEC).

Com sede na região do Lago Azul, a entidade conta com um técnico de meio ambiente, um economista, um gestor de políticas públicas e dois biólogos, e executa serviços de jardinagem, paisagismo, compostagem, reciclagem e logística reversa, tanto na execução de designs de interiores como no de parques, praças e jardins.