Apesar do prefeito Sebastião Almeida (PT) garantir, há bastante tempo, que Guarulhos já trata metade do esgoto que produz, funcionários de carreira do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável por este serviço na cidade, garantem que “o volume real de tratamento de esgoto feito pelo Saae na cidade é zero”.
A afirmação foi feita durante a audiência pública sobre a situação financeira do Saae, ocorrida na noite desta quinta-feira na Câmara de Guarulhos, pelo funcionário da autarquia, Geraldo Pereira de Abreu, o Geraldão. Outros servidores presentes confirmaram a informação. Desde 2010, Almeida já inaugurou três grandes Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na cidade: uma em Bonsucesso, outra no São João e a terceira na Várzea do Palácio.
O servidor Sebastião Siqueira, o Tião do Saae, disse que é fácil constatar que não existe tratamento de esgoto em Guarulhos. “Tratamos o esgoto para diminuir a poluição dos rios e córregos. Em Guarulhos, nossos córregos continuam poluídos do mesmo jeito. Se houvesse tratamento, qualquer cidadão perceberia”, disse.
Até a inauguração da terceira ETE, na Várzea do Palácio, a Prefeitura informava que Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos já havia consumido R$ 495.142.688,28, entre recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O conjunto de obras, considerando sete subsistemas, é executado desde janeiro de 2008; até abril de 2014, foram feitos 233,20 quilômetros de redes coletoras e 43,81 quilômetros de coletores-tronco, linhas de recalque e interceptores. Além das obras do Programa de Tratamento de Esgoto, o Saae de Guarulhos também executa como ação permanente, com recursos próprios, redes coletoras de esgoto em diversos pontos da cidade.
Informações oficiais da Prefeitura de Guarulhos:
-São João (15%) – em operação
195 mil moradores
-Bonsucesso (20%) – em operação
260 mil moradores
-Várzea do Palácio (15%) – em operação
195 mil moradores
-Cumbica/Pimentas (20%) – obras em andamento
260 mil moradores
-Centro (27%) – projeto em detalhamento
350 mil moradores
-Cabuçu e Fortaleza (3%) – projetos em detalhamento
Na manhã desta sexta-feira, o GuaruhosWeb encaminhou ao Saae uma série de questionamentos relacionados às afirmações dos funcionários em audiência da Câmara Municipal, pedindo as respostas até às 15h.
ATUALIZAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, ÀS 15H
A respeito dos questionamentos deste veículo acerca de afirmações que teriam sido feitas em Audiência Pública sobre o tratamento de esgoto, a Assessoria de Imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) esclarece que estas são inverídicas e improcedentes. A propósito destas afirmações, o Saae solicitou à Câmara de Vereadores cópia da gravação em vídeo da Audiência Pública a fim de conhecer o inteiro teor das afirmações.
Coleta e tratamento de esgoto no município de Guarulhos
O Saae reposicionou estrategicamente o município em saneamento básico ao praticar um novo modelo de gestão a partir de 2001. O Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos é um dos mais importantes do país. No âmbito do programa foram entregues três estações de tratamento de esgoto: São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio. Foram executados 487,12 quilômetros de redes (incluem-se aí redes coletoras, coletores-tronco, linhas de recalque e interceptores) e realizadas 58.860 novas ligações de esgoto.
Para atingir a meta de tratar 100% dos esgotos o Saae estabeleceu em 2014 uma parceria com a iniciativa privada, na modalidade concessão administrativa.
As obras do Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos são executadas pelo Saae desde janeiro de 2008, com recursos próprios e do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Até o momento, estão destinados para esse programa R$ 495.142.688,28.