Cidades

Três mil mudas foram plantadas para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente

Megaplantio começou no final de semana e terminou ontem com a participação da iniciativa privada

Todo ano, no dia 5 de junho, o planeta comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Guarulhos, a data foi lembrada com o 1º Megaplantio, comandado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e realizado em diversos pontos.

A finalização da festividade foi ontem, no Parque Cecap, onde 98 pessoas – entre funcionários da Cummins e voluntários de entidades atendidas por ações sociais da empresa – plantaram 500 mudas, entre elas: pitanga, aroeira pimenteira, manacá-da-serra, quaresmeiras, ipê amarelo e roxo, embaúba e outras árvores regionais de São Paulo.

No domingo, 2.500 novas árvores foram plantadas por 2.500 voluntários. Só no Bosque Maia, mil unidades se juntaram às outras que já embelezam o local. "No início tínhamos a ideia de cadastrar mil pessoas, mas como a população participou ativamente do Megaplantio, resolvemos aumentar o número de árvores plantadas", disse Fabio Vieira, diretor da Secretaria do Meio Ambiente e coordenador do Programa Ilhas Verdes, que compreende também as atividades do Megaplantio.

A iniciativa faz parte do Programa Ilhas Verdes (PIV), que utiliza a arborização como estratégia para redução das ilhas de calor urbanas. Regulamentado por legislação municipal em agosto de 2009, o PIV foi reconhecido como exemplo de política pública de combate ao aquecimento global pela Unesco. Desde sua implantação, Guarulhos ganhou aproximadamente 40 mil árvores.

Com o sucesso do 1º Megaplantio, a Secretaria do Meio Ambiente já começa a planejar a segunda edição da atividade, que será em agosto, mês de aniversário do Programa Ilhas Verdes, que em 2011 comemora três anos.