A vacinação contra febre amarela foi intensifica nesta semana nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, conforme informou a Secretaria de Saúde. Só neste ano, Guarulhos registrou 61 casos de febre amarela, sendo 40 importados de outras cidades e 21 de pessoas infectadas dentro do município. Segundo a pasta, 30 pessoas morreram em decorrência da doença desde dezembro de 2017.
Este anon segundo a Secretaria, a vacina contra a febre amarela passou a integrar as doses de rotina do calendário nacional de imunização a partir dos nove meses de idade. O estoque de vacinas hoje na sede da Saúde é de 160.600 doses, sem contar as vacinas que já foram distribuídas para todas as unidades de saúde, que estão abastecidas para atender a população.
Até o último dia 13 de junho, foram administradas em Guarulhos 896.108 doses contra a doença. A divulgação da vacinação é feita pela Prefeitura nas redes sociais. As unidades fazem esse trabalho nas ações chamadas de extra muro, fora da unidade, em visitas na comunidade.
Quem pode tomar a vacina?
Devem receber a dose padrão da vacina contra a febre amarela as pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 maior que 350; pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia ou radioterapia (com avaliação médica); pessoas com doenças hematológicas, renais ou hepáticas (com avaliação médica); gestantes (com avaliação médica); pessoas em uso de corticoide (com avaliação médica); crianças de nove meses a menores de dois anos de idade; viajantes internacionais. Já a dose fracionada é indicada para todas as pessoas a partir dos dois anos de idade sem comprovação de vacinação ou que nunca foram imunizadas contra a febre amarela, lembrando que as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos precisam de avaliação médica.