Que pesem as boas performances de quase todos os candidatos que participaram do debate de sábado, na TV Bandeirantes, entre seis dos sete postulantes ao cargo de prefeito de Guarulhos, ficou evidente que a campanha deste ano tem tudo para se polarizar entre dois nomes: o do atual chefe do Executivo, Sebastião Almeida (PT), e do tucano Carlos Roberto (PSDB), repetindo o segundo turno de 2008. Contribuem para esta tese os resultados das primeiras pesquisas eleitorais devidamente registradas neste ano. Os dois despontam, neste momento em que as campanhas ainda engatinham, como os prováveis rivais até o último voto, apesar do vereador Alan Neto figurar próximo ao tucano.
A própria postura dos candidatos ao longo do debate revelam que o embate caminha para a polarização. Wagner Freitas (PP), Ederaldo Batista (PSOL), Carlos Roberto, Jovino Cândido (PV) e Alan Neto (DEM), sem exceção, centraram suas artilharias contra Almeida, que usou suas participações para defender – como não poderia deixar de ser – os quatro anos de sua administração e os oito de seu antecessor Elói Pietá. Nos poucos embates diretos que teve com o ex-prefeito Jovino, disparou alguns ataques de leve. Guardou sua artilharia mais pesada para atacar justamente seu maior desafeto, Carlos Roberto, em um ataque pessoal, que os mediadores da Band julgaram não caber direito de resposta.
Independente da veracidade ou não da denúncia, ficou evidente que o prefeito tem bastante claro quem é seu maior adversário, ignorando outros possíveis desafetos. Por sua vez, os candidatos da oposição confirmaram, com a ajuda de Ederaldo do PSOL, o pacto de não agressão, realizado antes da definição dos nomes que iriam concorrer. Desta forma, muito diferente do que ocorreu em 2008, quando eles se digladiaram já que buscavam um lugar no segundo turno contra Almeida, neste ano revelam que o objetivo maior de todos é tirar o PT do poder.
Tudo isso aliado aos números das pesquisas de intenção de votos são importantes ingredientes para esquentar o jogo, ainda bastante morno, pela Prefeitura de Guarulhos. Por sua vez, o Guarulhos HOJE, apresenta hoje o primeiro levantamento da série que visa trazer importantes subsidios para os eleitores de nossa cidade.