A se confirmarem as promessas do Governo do Estado para o setor de transportes de Guarulhos, o município deve passar por uma verdadeira revolução neste setor em cerca de três a quatro anos. Principalmente pela confirmação da construção do Trem de Guarulhos, que ligará o Cecap a estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o que permitirá integração direta às linhas de Metrô da Capital. Nesta semana, o secretário municipal de Transportes Metropolitanos, Jurandir Ferreira, revelou em audiência ao deputado federal Carlos Roberto (PSDB), que o trem ganhará mais três quilômetros, chegando ao Aeroporto Internacional.
Muito mais que servir aos passageiros que desembarcam no Aeroporto, o trem será muito útil para os milhares de guarulhenses que trabalham lá ou mesmo têm necessidade de se deslocar até o local diariamente. Porém, a linha férrea – que, em um segundo momento, poderá se estender até os bairros de São João e Pimentas – deve ser vista como o principal canal de ligação com a Capital. A estação do Cecap deve ser integrada ao Corredor Metropolitano, cujas obras até o Taboão devem estar concluídas ainda neste ano.
Enquanto a linha férrea estiver sendo construída, muito provavelmente o Corredor já deve ter sua extensão ao Centro, Itapegica, Vila Galvão e – finalmente – Tucuruvi, na zona norte paulistana,
Melhor ainda que Prefeitura e Governo do Estado tenham – como está ocorrendo neste momento – um diálogo aberto para que o sistema de Bilhete Único do município possa se integrar ao anunciado Bilhete Único Metropolitano, em vias de ser lançado.
Assim, os passageiros – além da boa oferta de meios de transportes – poderão fazer seus deslocamentes pagando apenas uma passagem, ampliando o conceito de universalização dos transportes públicos. O caminho está aberto. Basta que os interesses da população sejam privilegiados e todos sairão ganhando.