Cidades

Unidade Móvel de Contagem Veicular pode ajudar no trânsito

STT não passa informações sobre os objetivos do uso do aparelho na cidade

Durante esta semana, o HOJE flagrou em alguns cruzamentos da cidade, aparelhos denominados "unidade móvel de contagem veicular", como nas esquinas da rua Nove de Julho com a rua Nilo Peçanha e também na rua Capitão Gabriel com a Nove de Julho. Nesta quinta-feira, estava na avenida Tiradentes, próximo à ACM, no Centro. Na segunda-feira, ficou na Praça dos Estudantes.

Durante três dias, desde a última terça-feira, a reportagem questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarulhos sobre o que seriam essas unidades e para que elas estavam sendo usadas. Até a tarde desta quinta, nenhuma informação havia sido dada pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos sobre qual estudo que o município estaria fazendo em relação ao trânsito da cidade.

A reportagem então obteve informações que as tais "unidades de móvel de contagem veicular" servem para o mapeamento de veículos que passam por determinados trechos viários registrando o fluxo de trânsito durante certo período de tempo. Tais equipamentos são monitorados via satélite e possuem entre três a quatro câmeras suspensas a uma altura aproximada de três metros. Após a leitura do fluxo de veículos, os dados são aplicados em um software que simulam futuras melhorias que poderão ser aplicadas no trânsito da região.

A reportagem também verificou exemplos de municípios do Estado, como Salto, Piracicaba e Sorocaba, que usaram as unidades para detectar falta de sincronismo nos semáforos, baixa velocidade média dos veículos e o congestionamento nos pontos verificados.

Em 2010, Guarulhos registrou aumento de 14,58% em relação a 2009. A cidade agora conta com um total de 443.651 veículos. Os automóveis, 300.008, representam 66,62% deste total. As motos são responsáveis por 13% do número, com 57.259 unidades. O levantamento foi feito pelo Hoje baseado em dados finalizados de todo o ano de 2010 postados pelo Detran-SP e Ciretran.

Posso ajudar?