Economia

Unilever é líder em publicidade no 1º semestre

Campeã de investimentos em publicidade e mídia no ano passado, a empresa de bens de consumo Unilever – dona de marcas como Omo e Kibon – liderou novamente o ranking no primeiro semestre do ano, de acordo com dados divulgados na quarta-feira, 20, pelo Ibope Media.

Em relação ao primeiro semestre de 2013, as três primeiras posições não se alteraram. Em segundo lugar apareceu a Via Varejo, companhia dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio. Em terceiro veio o laboratório mexicano Genomma, dono da marca de produtos de beleza Asepxia, vendida principalmente em farmácias.

O “bolo” publicitário atingiu R$ 59,6 bilhões de janeiro a junho, uma alta de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Parte da expansão é atribuída pelo instituto pela necessidade das empresas de ir à mídia durante a Copa do Mundo.

O levantamento mostra que as cinco primeiras empresas do ranking – Unilever, Via Varejo, Genomma, Caixa Econômica Federal e Ambev – investiram mais de R$ 1 bilhão em publicidade no primeiro semestre.

A distribuição dos recursos mostrou um aumento da dominância da TV aberta – que concentrou 57% dos investimentos, 3 pontos porcentuais acima do resultado do primeiro semestre de 2013. Os jornais concentraram 14% (contra 17% de 2013) e a TV por assinatura, 8% (1 ponto porcentual a mais do que no ano passado).

A agência líder em compra de mídia foi a Young & Rubicam, com mais R$ 3,9 bilhões em investimentos. Em segundo, veio a Ogilvy Brasil (R$ 2,1 bilhões), seguida por Borghi Lowe, WMcCann e AlmapBBDO. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Posso ajudar?