Tempos atrás, mais ou menos duas décadas, carro quatro portas era ruim de comércio. O mercado era de duas portas. Até que, com a abertura do mercado às importações, o consumidor brasileiro começou a perceber as vantagens do acesso direto ao banco traseiro. As fábricas nacionais se renderam e passaram a deixar de lado os duas portas. Hoje, com exceção de uns poucos esportivos de alto padrão, a opção se limita aos compactos e, mesmo assim, com várias restrições.
Quando a Fiat lançou o Novo Uno, em 2010, apenas a versão com quatro portas chegou ao mercado. A carroceria duas portas apareceu somente em meados do ano passado. O Jornal do Farol Autos teve a oportunidade de avaliar, durante dez dias, um modelo Attractive 2 portas, bem completo, com motorização 1.4, e pode perceber os pós e contras desse "mineirinho", que vem vendendo muito bem nas 10 opções oferecidas ao consumidor, tanto com motorização 1.0 como 1.4.
Tirando a dificuldade de acesso ao banco traseiro, o duas portas não compromete. Assim, acaba sendo ideal para pessoas que usam o carro sozinhas, no trabalho, principalmente, ou para casais sem filhos. Afinal, depois que você se acostuma com as quatro portas, parece um inconveniente sem tamanho ter que descer toda hora para liberar o banco para alguém entrar atrás. Depois ter que voltar o banco do motorista na posição anterior, é uma tarefa inglória.
Fora isso, o Uno Attactive agrada em diferentes sentidos, mas principalmente por ser um modelo bem completo já de fábrica. Para ajudar, o carro cedido pela Fiat para avaliação ainda contava com uma série de opcionais que ajudou a dar uma sensação maior de conforto tanto para o motorista como para mais dois passageiros. Como compacto, não dá para querer levar a família inteira numa viagem, já que o espaço para bagagens, naturalmente, é restrito.
O carro incorpora, além do motor Fire 1.4 Evo, os equipamentos de série da versão Vivace) e diversos itens, como cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo, espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras, apoia-pé e frisos laterais nas portas.
Lembre-se que também são de série relógio digital, hodômetros digitais total e parcial, brake-light de seis LEDs, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de corrente 12V, revestimento interno completo do porta-malas, bancos dianteiros reclináveis, com apoios de cabeça fixos, regulagem descontínua do encosto e cintos de segurança dianteiros retráteis, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais, entre muitos outros.
Entre os opcionais oferecidos no modelo avaliado, para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado, para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios, faróis de neblina, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player , Bluetooth, viva-voz, USB, predisposição para iPod, travas elétricas, vidros elétricos e banco do motorista com regulagem de altura. Tudo isso em um Uno pode até parecer um exagero, já que – pelo preço que pagará com todos esses equipamentos disponíveis – o consumidor pode migrar para um modelo de categoria superior, sem tanto "luxo".
Motor 1.4 Evo sobra no Uno
O desempenho do Fiat Uno Attractive 1.4 Evo agrada nas mais diferentes condições. Mas, em certos momentos, dá para perceber que até sobra motor. Em quinta marcha, numa auto estrada, parece que o carro vai decolar. Ele ronca alto e pede para ir além na casa dos 120 km/h. Mesmo com o ar condicionado acionado, não pipoca.
Vale realçar que o motor Fire 1.4 Evo produz potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm rodando somente com gasolina. Usando etanol, sua potência é de 88 cv e seu torque, 12,5 kgfm a 3.500 rpm. Em estrada, durante a avaliação, o consumo – com álcool – beirou os 11 km/l. Nada mal. Na cidade, ficou na casa dos 9 km/l. A Fiat informa que o modelo é capaz de fazer mais: no uso urbano, 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool); uso estrada, 19,4 km/l (gasolina) e 12,8 km/l (álcool).
Ficha Técnica
Uno Attractive 2 portas
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Motor 1.4 Evo;
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Cilindradas: 1.368,3 cm³;
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Potência: 85 cv / 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv / 5.750 rpm (álcool);
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Torque: 12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 Kgfm / 3.500 rpm (álcool);
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Freio Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional);
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Direção: Mecânica com pinhão e cremalheira (Opt.Hidráulica);
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Rodas 5,5JX14;
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Pneus 175/65 R14
Dimensões:
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Comprimento: 3.770 mm
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Largura: 1.636 mm
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Altura: 1.490 mm
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Entre-eixos: 2.376 mm
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Porta-malas: 280 litros (290 litros com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)
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Tanque de combustível: 48 litros
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Velocidade máxima: 170 km/h (gasolina) / 172 km/h (álcool) 0 a 100Km/h 11,1 s (gasolina) / 10,8 s (álcool)
Preço: R$ 29.840,00
Todas as versões do Uno:
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Vivace 1.0 Flex 2 portas – R$ 26.490,00
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Vivace 1.0 Flex 4 portas – R$ 28.140,00
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Way 1.0 Flex 2 portas – R$ 27.670,00
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Way 1.0 Flex 4 portas – R$ 29.320,00
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Attractive 1.4 Flex 2 portas – R$ 29.840,00
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Attractive 1.4 Flex 4 portas – R$ 31.670,00
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Way 1.4 Flex 2 portas – R$ 30.650,00
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Way 1.4 Flex 4 portas – R$ 32.480,00
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Sporting 1.4 Flex 2 portas – R$ 32.170,00
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Sporting 1.4 Flex 4 portas – R$ 33.970,00