As vendas dos supermercados do Estado de São Paulo registraram queda real de 2,56% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período do ano anterior, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Apenas no mês de junho, o recuo foi de 3,01% ante o mesmo mês de 2015.
Considerando os indicadores de vendas mesmas lojas – que levam em conta apenas pontos de venda em operação há mais de um ano -, o recuo foi de 2,19% entre janeiro e junho deste ano na comparação com 2015. No mês de junho, a queda no conceito mesmas lojas foi de 2,35%
Os dados já consideram a inflação do período, medida pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Apas e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Em nota, o gerente de economia da Apas, Rodrigo Mariano, avaliou que o baixo consumo das famílias continuou pressionando as vendas em junho. Apesar disso, ele considerou que a expectativa é de um desempenho mais positivo no segundo semestre. A Apas acredita que uma desaceleração do desemprego e da inflação possa ter reflexos positivos pela frente.
O faturamento nominal dos supermercados no Estado de São Paulo no acumulado de janeiro a junho de 2016 em relação a 2015 teve alta de 10,59% no conceito de mesmas lojas. Em junho, a alta foi de 11,11% em relação a junho de 2015. Considerando todas as lojas, a alta foi de 10,17% de janeiro a junho em relação ao mesmo período de 2015.