Economia

Vendas de materiais de construção caem 17,7% em outubro ante out/14, diz Abramat

As vendas de materiais de construção caíram 17,7% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2014, de acordo com dados deflacionados de faturamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Na comparação com setembro, houve crescimento de 5,5%.

No acumulado no ano até outubro, a variação anual foi negativa em 12,3%. Já o resultado acumulado dos últimos 12 meses apresentou queda de 11,5%.

Apesar da retração, uma das maiores do ano até o momento, os números não surpreenderam o presidente da Abramat, Walter Cover. “O resultado negativo de outubro era esperado, tendo em vista que outubro de 2014 apresentou vendas excepcionalmente altas”, disse.

O executivo afirmou que os próximos meses devam ser de estabilidade na queda do faturamento. “Comparado a setembro houve melhora e essa pode ser uma tendência para os próximos meses, com resultados mais equilibrados”, acrescentou.

Em outubro, o nível de emprego na indústria de materiais caiu 7,5% em comparação com igual mês de 2014. Em relação a setembro, a queda foi de 0,7% e no acumulado janeiro a outubro, houve 4,9% de retração.

Posso ajudar?