Política

Vereadora do PT condenada por fake news repete a prática com publicação caluniosa

Condenada em 2019, parlamentar voltou a fazer posts com acusações nesta quarta-feira em suas redes sociais

A vereadora Genilda Bernardes (PT) foi condenada pela prática de fake news, depois de publicar injúrias e infâmias contra o prefeito Guti (PSD) em 14 de maio de 2019 em sua página no Facebook. A juíza de Direito Beatriz de Souza Cabezas condenou a parlamentar por ter se caracterizado ilícito culposo a indenização moral, em valor de R$ 7 mil a favor do autor da ação. Nesta quarta-feira, 29, a mesma vereadora voltou a publicar em suas redes sociais mais duas postagens com ofensas diretas ao chefe do Executivo municipal.

A primeira condenação de Genilda Bernardes se deu após ela postar um vídeo atacando Guti com acusações e ofensas graves. Disse que a referida postagem vinculava o autor a informações notadamente inverídicas, referente ao vídeo de um médico que estaria sendo preso ao cobrar o seu salário em uma cidade do estado do Paraná, sem qualquer relação com Guarulhos.

Em sua sentença, a juíza assinala que “divulgação de mídias em redes sociais implica a assunção da responsabilidade de quem divulga, compartilha ou adere, pois quem assim age reitera a ofensa existente e amplifica o âmbito danoso à honra objetiva na medida que multiplica o alcance a terceiros. A falta de prévia apuração da veracidade e a divulgação inconsequente implicam, no mínimo, em negligência na ofensa a honra da vítima de notícias ou informações falsas (fake news).”

Mesmo já condenada, a vereadora do PT demonstrou nas postagens desta quarta-feira que a decisão judicial não serviu para que ela se abstivesse de voltar a cometer o mesmo crime.

O GuarulhosWeb entrou em contato com a assessoria do prefeito Guti e foi informado que ele deverá tomar as medidas judiciais cabíveis em relação às novas publicações. A reportagem também tentou contato com a vereadora, mas ainda não recebeu retorno.

Posso ajudar?