O primeiro dia de volta às aulas dos 180 mil alunos da rede estadual de ensino foi marcado pela lentidão no trânsito, principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. Nesta quarta-feira, a rua Arminda de Lima, da Escola Estadual Crispiniano Conselheiro, no Centro, ficou congestionada devido o fluxo de carros dos pais dos alunos.
Além do trânsito na via da escola, as imediações que abrangem a rua Lucília e a avenida Dr. Timóteo Penteado também sofreram impactos por causa do início das aulas. "Se o primeiro dia já está uma confusão por causa da demanda de veículos, imagina quando todos alunos realmente voltarem para a escola", comenta o taxista Marcos Antônio Rizzo, 55 anos.
Por volta das 12h30, horário de saída dos estudantes do período da manhã, não havia nenhum agente de trânsito para organizar o caos no tráfego da rua Arminda de Lima. No entanto, havia um veículo da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT) estacionado no portão de saída dos alunos. O que demonstra uma enorme contradição, pois não havia nenhum indício do fiscal de trânsito, mesmo com o carro parado ao lado da escola.
Pai de duas alunas do Crispiniano Conselheiro, o eletricista Sérgio Meguida, 45, considera que falta uma conscientização por parte dos responsáveis dos estudantes. "Parei o carro para minhas filhas descerem em outra rua, que não é da escola, para não provocar congestionamento, mas não é todo mundo que tem essa consciência. Os pais não têm o direito de parar em fila dupla e prejudicar o trânsito".
A STT informa que está promovendo a Operação Volta às Aulas, com o objetivo de diminuir o trânsito nas regiões de maior movimento do Centro da cidade. A ação teve início no dia 30 de janeiro e se estenderá até 29 de fevereiro. Agentes estão auxiliando pais e alunos para que façam o melhor caminho e não atravanquem vias de importante acesso.
Entre as orientações dos agentes: evitar a formação de filas duplas e que embarque e desembarque sejam realizados com rapidez. Escolas monitoradas: Colégio Progresso, Colégio Mater Amabilis, Escola Estadual Capistrano de Abreu, Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, Universidade Guarulhos e Colégio e Faculdades Integradas Torricelli.