Cidades

Zoológico de Guarulhos forma casal de arara azul, espécie ameaçada de extinção

Para conhecer Manu e Jurandir e mandar energia positiva ao casal recém-formado é só dar uma passadinha pelo recinto que fica ao lado da casa dos filhotes de leão

O Zoológico de Guarulhos recebeu mais uma missão importante para a preservação das espécies. O parque agora conta com mais um exemplar de arara-azul, espécie altamente ameaçada de extinção. Após ser resgatado do tráfico de animais e receber cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Imasul, no Mato Grosso do Sul, o macho Jurandir, que chegou ao zoo há dois meses, mas permanecia em área restrita para quarentena, enfim foi apresentado neste domingo (11) a Manu, fêmea da espécie, também vítima do tráfico e que vive no zoo da cidade desde 2017.

 

A apresentação dos animais foi realizada cuidadosamente, com direito a enfeites e bolo de frutas e sementes servido no recinto. A intenção da equipe de veterinário e biólogos do zoo é que o casal gere filhotes que poderão ser reintroduzidos na natureza para assim colaborarem com a preservação da espécie, como explica Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos. “Atendendo ao pedido dos colegas do Imasul fizemos o pareado para que os animais tenham companhia da mesma espécie, visando também à reprodução por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção”.

 

Para conhecer Manu e Jurandir e mandar energia positiva ao casal recém-formado é só dar uma passadinha pelo recinto que fica ao lado da casa dos filhotes de leão, Madiba e Kalipha.

 

O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 244, Jardim Rosa de França, e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. É obrigatório uso de máscara e aferição da temperatura na entrada. O parque permanece momentaneamente fechado aos finais de semana e feriados para evitar aglomerações.

Posso ajudar?