Por formação, Lucas Sanches é engenheiro civil. Mas nestes 100 primeiros dias de governo, ele já está ficando conhecido como um “engenheiro de obras prontas”, título atribuído a quem se gaba de pegar coisas concluídas e anunciar como feito seu. Em diferentes oportunidades, principalmente em vídeos distribuídos nas redes sociais pessoais de Lucas, ele aparece anunciando ou comemorando feitos de outros administradores, sem nunca ter realizado nada para aquela conquista.
Em uma recente aparição, Lucas se manifestou em relação a obras que fogem completamente de sua competência ao lado do governador Tarcísio de Freitas, na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia do leilão público para a concessão da Linha 13-Jade à iniciativa privada. Sem nunca ter movido uma palha para essa obra que, inclusive, era bandeira da campanha eleitoral de um de seus principais adversários na corrida à Prefeitura, o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor, agora tentou posar como se fosse o “pai da criança”.
Com a concessão, a Linha 13-Jade será estendida desde a estação Aeroporto até Bonsucesso, com mais três estações no caminho (Eucaliptos, São João e Presidente Dutra). O projeto só foi possível devido a obstinação do governador Tarcísio, após constantes reivindicações do prefeito Guti, que colocou suas equipes técnicas à disposição da CPTM para a realização dos estudos necessários para a viabilidade da obra e da intervenção do deputado estadual Xerife. Neste período, como vereador, Lucas nunca se manifestou em relação à chegada do trem à Bonsucesso.

O mesmo discurso Lucas usa em relação à chegada do Metrô em Guarulhos, seja pela linha 2-Verde ou 19-Celeste. Os projetos, iniciados ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Garcia com a participação direta de Guti, que colocou seu secretário de Governo, Edmilson Americano, à frente dos estudos técnicos, ganharam corpo e se tornaram realidade. Mais uma vez, sem qualquer participação do atual prefeito, que se apresenta como engenheiro de obras prontas.

Outra ação efetiva do Governo do Estado sem qualquer participação de Lucas é o desassoreamento do rio Tietê, no trecho entre São Paulo e outros municípios do Alto Tietê, passando para Guarulhos. Para chegar ao início das obras, anunciado no mês passado por Tarcísio, foram necessários mais de dois anos de estudos técnicos e buscas por financiamento. Mesmo assim, mais uma vez ignorando os trâmites comuns em obras públicas, Lucas subiu numa embarcação para anunciar como se fosse uma obra sua.
Só mudou nomes
- Cata-Treco virou cata-tralha
- Ecoponto virou Ecoponto Leva-Tralha
- Saúde Agora virou Saúde Toda Hora
- Ameg virou Casa do Emprego
- Mãos à Obra virou Mão na Massa
- Batizou de Guarulhos Mais Segura uma operação que já reunia diferentes forças de segurança ligadas ao Município há vários anos
- Por projeto de lei, mudou o nome da GCM para Polícia Municipal, seguindo outros municípios do Brasil.
- Criou o programa Fila Zero na saúde, numa referência ao programa Zera Fila de 2022, que foi uma ação planejada do governo anterior, com objetivos definidos.
- Mudou a logomarca Cidade de Guarulhos
- Pintou de amarelo lixeiras seminovas, adquiridas em 2023 e 2024 na cor laranja
- Mudou o design para caminhões de lixo adquiridos pela concessionária
- Mudou o design dos micro-ônibus adquiridos pelos micreiros
LEIA TAMBÉM