Variedades

Exposição fotográfica no GRU Airport homenageia povos do Brasil

Fotógrafo Wagner de Araújo viajou pelo país para retratar as culturas que compõem a identidade nacional
O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo recebe, até o dia 2 de agosto, a inédita coleção fotográfica Criadores do Céu Anil, que retrata aspectos culturais e sociológicos dos povos que deram origem à nação brasileira. Assinada pelo fotógrafo mineiro Wagner Araújo, a mostra apresenta imagens de povos indígenas de quatro grandes etnias, com destaque para aspectos humanos da religiosidade de origem africana na Bahia e das festas populares herdadas da colonização europeia. 
 
As 28 imagens da coleção exploram as cores, as expressões e a diversidade de pessoas flagradas nos próprios ambientes, sem interferência do fotógrafo. “Minha admiração pelo povo independe de credos e crenças. Cada quadro carrega um repertório riquíssimo de cultura e simbolismo, onde proponho uma reflexão sobre as origens de nossa identidade”, explica Wagner Araújo. 
 
Com 30 anos de carreira artística e acervo com mais de 15.000 imagens de diversas regiões do Brasil, o fotógrafo já participou de exposições internacionais, como em Sidney, na Austrália, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e da premiada mostra nacional Goiás de Coralina, realizada no município de Goiás. Suas fotos estão presentes em livros regionais e nacionais de fotografia, como Cidades-Patrimônio da Humanidade, resultado do projeto Monumento, da UNESCO.
 
Criadores do Céu Anil faz parte da série de ações realizadas no aeroporto para marcar o período da Copa do Mundo no Brasil. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Espaço Cultural GRU Airport, localizado no corredor de interligação entre os Terminais 1 e 2. A entrada é franca.
 
 

Posso ajudar?