O que é a biodanza
A biodanza é difícil de ser explicada para quem nunca participou, pois sua técnica é baseada em vivencias que são sentidas através da dança, música e situações que o grupo vai desenvolvendo a cada sessão.
Apesar da metodologia complexa e sistemática que a biodanza segue, integrando diversos processos metabólicos, fisiológicos e emocionais, não é possível utilizar de regras para que o processo aconteça, tudo se desenvolve enquanto os movimentos vão acontecendo e o grupo vai se envolvendo.
Nos anos 60 no Chile, o antropólogo e sociólogo Rolando Toro Araneda, desenvolveu a técnica da biodanza observando o ato de dançar, Rolando conseguiu entender que o se movimentar conforme a música desperta as emoções e traz ao praticante a capacidade de produzir alterações fisiológicas e potenciais adormecidos dentro de cada um.
Os exercícios praticados na biodanza trabalham o encontro com o eu interior, a relação com o outro e a conexão com o universo, além disso a técnica lida com 5 linhas de vivência são elas: afetividade, vitalidade, criatividade, sexualidade e a transcendência.